Boletins

Edição Nº 16

Edição Nº 16 – ANO I – Belo Horizonte, 09 de Dezembro de 2015

CORI-MG lança novo portal para os registradores mineiros

Desde o dia 26 de novembro, está no ar o novo portal do Colégio de Registradores Imobiliários de Minas Gerais. Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento às demandas dos seus associados, o CORI-MG reformulou todas as páginas do site. Além do layout moderno e renovado, o portal conta com visualização em dispositivos móveis (tablets e smartphones), nova arquitetura das informações, mais interatividade com notícias de interesse para a classe registral imobiliária, galeria de fotos, biblioteca etc.
 
Outra novidade do site é a área restrita, onde os associados ao CORI-MG terão acesso a conteúdos exclusivos, tais como checklist, convênios, enunciados e perguntas e respostas. O acesso é feito mediante login e senha. Ao acessar a área restrita, o usuário poderá editar os dados, como alterar a senha, telefone, complementar o endereço, incluir o RG, entre outros…

 


Presidente do CORI-MG cumpre agenda em Brasília

Na semana passada, o presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos, esteve em Brasília para participar de diversos compromissos importantes, nos quais também representou o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). Na manhã do dia 1º, compareceu à reunião mensal da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), onde foram analisadas as propostas da Comissão de Desburocratização e acompanhamento da votação das PECs…

Leonardo Brandelli – “Usucapião extrajudicial”

A palestra tratou da usucapião extrajudicial instituída pelo novo CPC, e que entrará em vigor no próximo ano. Tratou-se de verificar, primeiramente, que não houve o surgimento de um instituto novo, uma vez que a usucapião extrajudicial já existe em experiências alienígenas e mesmo no Brasil. Todavia, verificou-se, o novo CPC trouxe profundas alterações a respeito da matéria no direito brasileiro, tendo ampliado seu escopo de abrangência, bem como alterado a forma de atuação do Registrador na análise dos requisitos de concreção das espécies de usucapião…

Ival Heckert Júnior – “A advocacia no NCPC e a usucapião extrajudicial: conclamação ao melhor resultado do procedimento”

O Novo Código de Processo Civil (NCPC) apresenta uma verdadeira “revolução” na estrutura e nos paradigmas basilares do Processo Brasileiro. Dentre as novas vertentes paradigmáticas podemos destacar: a busca pela autocomposição como meio primaz de resolução dos conflitos (afastando a resolução da lide por uma sentença impositiva do Estado como o principal objetivo do processo cognitivo); o contratualismo processual, com o permissivo para que as partes, tratando-se de direito que admita autocomposição, possam pactuar sobre situações procedimentais (tais como prazos, meios de citação ou intimação, distribuição dinâmica do ônus da prova, entre outros); e, também, por criação de institutos diferenciados que visam dar maior efetividade à pretensão do cidadão…

“A desjudicialização abre novas responsabilidades para os oficiais registradores e tabeliães”

A afirmação é do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Marcelo Guimarães Rodrigues, entrevistado desta edição do Boletim do CORI-MG. Na entrevista, ele faz uma avaliação do último evento promovido pelo Colégio Registral e ressalta, também, os desafios enfrentados pela classe notarial e de registro…


11 de dezembro
Reunião mensal do CORI-MG

14 de dezembro
Reunião do Departamento de Regularização Fundiária no MPMG

14 de dezembro
Reunião do Departamento de Padronização de Procedimentos

25 e 26 de novembro
Reunião com a Quality Software

27 de novembro
Reunião com a CEF

04 de dezembro
Reunião do Departamento de Regularização Fundiária

04 de dezembro
Reunião com contabilidade

 
 
face Contato Eventos Associe-se

EXPEDIENTE – BOLETIM ELETRÔNICO DO CORI-MG
Publicação eletrônica do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais

Diretoria
Francisco José Rezende dos Santos (presidente), Fernando Pereira do Nascimento (vice-presidente), Danilo de Assis Faria (secretário geral), Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (tesoureiro).

Conselho Fiscal
Rafael Del-Fraro Rabêlo, Humberto Gomes do Amaral, José Celso Vilela de Oliveira.

Conselho Deliberativo
Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa, Vander Zambeli Vale, Ari Álvares Pires Neto, Lilian Maria Gomes de Oliveira.

Produção editorial e gráfica
Part Comunicação

Nota de responsabilidade
O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo. As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do CORI-MG e dos editores deste informativo. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.