Notícias

09/12/2015

Presidente do CORI-MG cumpre agenda em Brasília

Na semana passada, o presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos, esteve em Brasília para participar de diversos compromissos importantes, nos quais também representou o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). Na manhã do dia 1º, compareceu à reunião mensal da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), onde foram analisadas as propostas da Comissão de Desburocratização e acompanhamento da votação das PECs.

À tarde, participou de reunião com representantes da Comissão de Desburocratização do Senado Federal, onde também estiveram presentes os demais institutos membros: Colégio Notarial do Brasil, Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – IEPTB; Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil – IRTDPJ Brasil. O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, foi representado pelo secretário-geral, Germano Carvalho Toscano de Brito. Por parte do Senado, participou o integrante da Comissão, Eumar Novack, além dos assessores Clarita Costa Maia e Fábio Fernando Fernandes.

Os presidentes dos institutos membros tiveram a oportunidade de apresentar propostas que podem contribuir com a desburocratização dos serviços notariais e registrais. “Da parte do Registro de Imóveis, apresentamos um conjunto de 17 sugestões que, se acatadas, poderão representar grande avanço e benefícios para todo o sistema registral e para a sociedade”, disse Francisco Rezende, que também integra a Comissão do Pensamento Registral Imobiliário (CPRI-IRIB), juntamente com o registrador de imóveis em Vespasiano/MG, Luciano Camargos.

Hoje, 9/12, o Francisco Rezende foi novamente convidado para participar da reunião da Anoreg-BR. Entre outros assuntos, foram discutidas questões relacionadas à Proposta de Emenda à Constituição 411/2014 e demais proposições legislativas.