Notícias

14/10/2021

Câncer de mama: prevenção começa com conhecimento e autocuidado

Ao aumentar a compreensão sobre o próprio corpo, as mulheres podem descobrir e combater a doença em estágios iniciais

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 66.280 novos casos de câncer de mama sejam descobertos em 2021. Esse é o tipo de tumor que mais acomete a população feminina no Brasil, correspondendo a 24,5% de todas as neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer com maior mortalidade em mulheres. Só em 2019, 18.068 pessoas morreram em decorrência da doença. Por isso, é fundamental que todas estejam atentas aos sinais e, ao notar qualquer mudança, buscar uma avaliação médica.

Há uma série de fatores que podem influenciar o aparecimento do câncer de mama, entre eles questões comportamentais, hormonais, reprodutivas, genéticas e hereditárias. O Inca indica que cerca de oito mil casos em 2020 tiveram relação direta com consumo de bebida alcoólica, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física – maior fração desse total. Por isso, é possível adotar medidas para evitar os riscos:

• Praticar exercícios físicos;
• Manter o peso corporal adequado;
• Evitar o consumo de bebida alcoólica e o fumo;
• Amamentar.

E, se estamos falando em prevenção, é preciso conhecer os sintomas que podem indicar que se trata de câncer de mama:

• Aparecimento de caroço fixo e geralmente indolor nas mamas;
• Pele da mama avermelhada e retraída;
• Alterações no mamilo;
• Aparecimento de caroços pequenos nas axilas ou no pescoço;
• Saída espontânea de líquido pelos mamilos.

Na maioria dos casos, as mulheres descobrem a presença dos nódulos mamários com o próprio toque. Por essa razão, é essencial que esse cuidado esteja presente na rotina. Uma observação diária é fundamental para a detecção precoce do câncer.

Mas, atenção: qualquer alteração deve ser investigada por um médico especializado para um correto diagnóstico. O conhecimento antecipado pode contribuir para o tratamento e a cura da doença.

Materiais para os cartórios

O CORI-MG preparou também alguns materiais para que os cartórios possam ampliar a divulgação do assunto para seu público externo. Confira:

Cartilha online

Card para WhatsApp – com logo CORI-MG

Card WhatsApp – com espaço para logo do cartório

Card para redes sociais – com o logo CORI-MG

Card para redes sociais – com espaço para logo do cartório