Boletins

Edição Nº 32

Edição Nº 32 – ANO I – Belo Horizonte, 18 de Agosto de 2016

Cartórios de Registro de Imóveis lançam portal de serviços eletrônicos no CNJ

O Portal de Integração dos Registradores de Imóveis do Brasil – www.registradoresbr.org.br, foi lançado, no dia 9 de agosto, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça, em atendimento ao Provimento nº 47/2015, da Corregedoria Nacional de Justiça, que criou a obrigatoriedade de haver, em cada estado e no Distrito Federal, Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados para fins de intercâmbio de documentos entre os cartórios de Registros de Imóveis, o Poder Judiciário, a Administração Pública e os usuários.
 
A anfitriã da cerimônia, ministra Nancy Andrighi, corregedora nacional de Justiça, ressaltou a alegria de ver, em 40 anos de carreira como juíza, um sonho materializar-se. “Quando publicamos o ato normativo do registro eletrônico de imóveis, o Provimento nº 47, o que mais me preocupava era encontrar uma forma de que todos os cartórios de Registro de Imóveis falassem a mesma linguagem. Em menos de dois anos, os registradores imobiliários realizaram um trabalho hercúleo. Os cartórios extrajudiciais conseguiram o que o Judiciário ainda não conseguiu”, disse…

 


Portal de Integração facilita e desburocratiza os serviços dos cartórios de Registro de Imóveis

Agilidade, segurança e rapidez. Estes são alguns dos benefícios oferecidos pelo portal BR Registradores, que vai mudar definitivamente a relação entre os cartórios de Registro de Imóveis e os usuários dos seus serviços. Os principais serviços eletrônicos disponíveis são pedidos de certidão digital, matrícula on-line, pesquisas de bens e o e-protocolo.
 
O serviço de pedido de certidão digital é a modalidade de certidão de matrícula do imóvel (Livro 2) expedida em formato eletrônico. Agiliza o trâmite na documentação imobiliária, evitando o deslocamento do usuário até o cartório de Registro de Imóveis. Ela terá a mesma validade jurídica de uma certidão tradicional em papel e faz prova em juízo ou fora dele, podendo ser utilizada para lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário, documentos públicos e particulares em geral. Também podem ser expedidas, por meio eletrônico, certidões do registro auxiliar (Livro 3), tais como  pacto antenupcial, cédula de crédito rural, convenção de condomínio…

Presidente do CORI-MG é recebido pelo corregedor-geral de Justiça

Com o objetivo de apresentar as atividades do CORI-MG, o presidente Francisco José Rezende dos Santos foi recebido pelo corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador André Leite Praça, eleito para o biênio 2016/2018. Um dos principais temas da audiência, realizada em 8/8, foi o sistema de registro eletrônico de imóveis, já em funcionamento por meio da CRI, gerida pelo Colégio Registral mineiro.

Além do presidente Francisco José Rezende dos Santos, participaram da audiência o presidente da SERJUS/ANOREG-MG, deputado Roberto Andrade,  e Ari Álvares Pires Neto, membro do Conselho Deliberativo do CORI-MG…

Curso de Capacitação em Mediação – Conciliação Judicial conforme Resolução nº 125/10 – Novos Parâmetros

O “Curso de Capacitação em Mediação – Conciliação Judicial conforme Resolução 125/10 – Novos Parâmetros”, foi encerrado ontem, 18/8. Vinte e cinco alunos participaram das aulas iniciadas no dia 16, sob a coordenação das professoras Juliana Vendramini Durlo e Renata Carneiro Leão Simões Deienno formam o corpo docente.

A recente aprovação do novo texto do Código de Processo Civil prestigia os processos de conciliação e mediação, o que traduzirá em uma ampla movimentação social para a implementação de espaços conciliatórios, seja judicial ou extrajudicial. O papel dos registradores e notariais será de grande importância na conjugação de esforços para o incentivo da política pública de solução adequada dos conflitos, estabelecido na Resolução nº125/10 do CNJ…


5 de agosto
Reunião mensal do CORI-MG

13 de julho
Reunião com o TRT da 3ª Região

8 de julho
Reunião do Dep. de Padronização de Procedimentos

24 e 25 de junho
III Encontro Regional do CORI-MG

 
 
face Contato Eventos Associe-se

EXPEDIENTE – BOLETIM ELETRÔNICO DO CORI-MG
Publicação eletrônica do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais

Diretoria
Francisco José Rezende dos Santos (presidente), Fernando Pereira do Nascimento (vice-presidente), Danilo de Assis Faria (secretário geral), Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (tesoureiro).

Conselho Fiscal
Rafael Del-Fraro Rabêlo, Humberto Gomes do Amaral, José Celso Vilela de Oliveira.

Conselho Deliberativo
Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa, Vander Zambeli Vale, Ari Álvares Pires Neto, Lilian Maria Gomes de Oliveira.

Produção editorial e gráfica
Part Comunicação

Nota de responsabilidade
O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo. As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do CORI-MG e dos editores deste informativo. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.