Notícias

18/08/2023

RIs de Belo Horizonte realizam reunião na sede do CORI-MG

Representantes dos cartórios debateram como o Registro de Imóveis pode auxiliar os juízes da capital em casos de usucapião

Foto: Gabriel Melo

Depois de realizarem um treinamento topográfico com a Prefeitura de Belo Horizonte em abril deste ano, representantes dos dez cartórios de Registro de Imóveis da capital mineira voltaram a se reunir na sede do CORI-MG no dia 16 de agosto. Dessa vez, o encontro tinha como objetivo alinhar procedimentos comuns para viabilizar a usucapião e apoiar os juízes nas decisões.

O substituto do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte, Stanley Savoretti Souza, destacou a importância de realizar essa reunião com todas as serventias. “Discutimos a possibilidade de firmar um termo de cooperação entre os cartórios e a Vara de Registros Públicos para viabilizar a participação dos cartórios nas ações de usucapião, evitando quaisquer problemas após o julgamento dos casos. Avaliamos também os aspectos do objeto do imóvel e do polo passivo da ação”, disse.

Também foram feitas novas tratativas com o município, que é um grande parceiro para solução de problemas, sobretudo no que tange o usuário final.