Com apoio do Registro de Imóveis de Betim, 45 famílias receberam seus títulos de propriedade após mais de duas décadas de espera
Na última quarta-feira (02/04), a cidade de Betim viveu um momento marcante com a entrega dos títulos de propriedade a 45 famílias do conjunto habitacional Dicalino Cabral da Fonseca, no bairro Citrolândia.
A cerimônia, realizada no auditório Ady Rosa de Freitas, reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes da comunidade e dos órgãos envolvidos no processo, simbolizando o fim de uma longa espera por segurança jurídica e dignidade. O trabalho integrado entre os agentes permitiu encerrar um ciclo de mais de 20 anos de incertezas, promovendo cidadania e estabilidade às famílias beneficiadas.

Vale ressaltar que Cohab Minas e a Prefeitura de Betim lideraram o processo de regularização fundiária deste conjunto habitacional, lançado em 2006. Ao longo dos anos, o empreendimento aguardava a conclusão das etapas legais e administrativas necessárias para garantir aos moradores o pleno direito à propriedade. A iniciativa contou ainda com o apoio fundamental do Cartório de Registro de Imóveis de Betim, cuja atuação foi decisiva para assegurar agilidade e segurança jurídica na titulação das moradias.
Entre os presentes na solenidade, o oficial substituto da comarca, João Paulo Machado, destacou a relevância social e econômica desta Reurb-S.“As pessoas vão poder usar plenamente os atributos da propriedade. Vão conseguir vender o imóvel, fazer um financiamento, melhorar suas casas. Isso potencializa muito a questão socioeconômica daquele núcleo”, afirmou em entrevista ao jornal O Tempo.
O presidente da Cohab Minas, Márcio Bernardino, reforçou também o compromisso da atual gestão estadual com o direito à moradia e afirmou que a regularização fundiária seguirá como prioridade.
O CORI-MG parabeniza a Prefeitura de Betim, a Cohab Minas e o Cartório de Registro de Imóveis de Betim pelo trabalho conjunto na efetivação desse processo. A iniciativa comprova que a articulação entre o poder público e o registro de imóveis é fundamental para o fortalecimento de políticas públicas eficazes e para a promoção da transformação social nos territórios urbanos.