Notícias

08/04/2025

Regularização fundiária transforma vidas em Betim

Com apoio do Registro de Imóveis de Betim, 45 famílias receberam seus títulos de propriedade após mais de duas décadas de espera

Na última quarta-feira (02/04), a cidade de Betim viveu um momento marcante com a entrega dos títulos de propriedade a 45 famílias do conjunto habitacional Dicalino Cabral da Fonseca, no bairro Citrolândia.

A cerimônia, realizada no auditório Ady Rosa de Freitas, reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes da comunidade e dos órgãos envolvidos no processo, simbolizando o fim de uma longa espera por segurança jurídica e dignidade. O trabalho integrado entre os agentes permitiu encerrar um ciclo de mais de 20 anos de incertezas, promovendo cidadania e estabilidade às famílias beneficiadas.

Foto: ASCOM da Prefeitura de Betim
Foto: Imprensa Prefeitura de Betim

Vale ressaltar que Cohab Minas e a Prefeitura de Betim lideraram o processo de regularização fundiária deste conjunto habitacional, lançado em 2006. Ao longo dos anos, o empreendimento aguardava a conclusão das etapas legais e administrativas necessárias para garantir aos moradores o pleno direito à propriedade. A iniciativa contou ainda com o apoio fundamental do Cartório de Registro de Imóveis de Betim, cuja atuação foi decisiva para assegurar agilidade e segurança jurídica na titulação das moradias.

Entre os presentes na solenidade, o oficial substituto da comarca, João Paulo Machado, destacou a relevância social e econômica desta Reurb-S.“As pessoas vão poder usar plenamente os atributos da propriedade. Vão conseguir vender o imóvel, fazer um financiamento, melhorar suas casas. Isso potencializa muito a questão socioeconômica daquele núcleo”, afirmou em entrevista ao jornal O Tempo.

O presidente da Cohab Minas, Márcio Bernardino, reforçou também o compromisso da atual gestão estadual com o direito à moradia e afirmou que a regularização fundiária seguirá como prioridade.

O CORI-MG parabeniza a Prefeitura de Betim, a Cohab Minas e o Cartório de Registro de Imóveis de Betim pelo trabalho conjunto na efetivação desse processo. A iniciativa comprova que a articulação entre o poder público e o registro de imóveis é fundamental para o fortalecimento de políticas públicas eficazes e para a promoção da transformação social nos territórios urbanos.