Notícias

17/09/2018

Registro de Imóveis de Pitangui tem gestão certificada pela ABNT

Auditoria confirma bom desempenho do cartório

Equipe comemora a obtenção do certificado (Foto: Divulgação)
 
O cartório de Registro de Imóveis de Pitangui acaba de ser certificado pela NBR 15.906/2010. A norma técnica – voltada exclusivamente para serviços notariais e registrais – estabelece requisitos de gestão necessários para que as instituições prestem serviços de qualidade, de forma a satisfazer a expectativa dos clientes e, ao mesmo tempo, atendam a preceitos legais, socioambientais e de saúde e segurança ocupacionais.
 
A auditoria foi realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no início de agosto. Para Rafael Monty, oficial do cartório, a implantação da NBR 15.906/2010 trouxe mudanças significativas que beneficiaram a própria instituição, seus funcionários e, principalmente, os usuários. “Hoje, temos um cartório que não se dedica apenas ao trabalho técnico-registral, mas possui organização efetiva na relação com os colaboradores e clientes.” 
 
Rafael pontua que a organização a que ele se refere contribuiu para simplificar o gerenciamento das tarefas, aumentar a satisfação com o serviço prestado e facilitar a integração do cartório com a sociedade. As mudanças também possibilitaram descentralizar as atribuições e criar lideranças setoriais. Já os indicadores de desempenho adotados têm auxiliado a mensurar os pontos fortes e fracos e criar estratégias direcionadas para o aprimoramento do trabalho. “A partir da criação desse sistema, temos maior segurança e controle dos processos administrativos e técnicos do serviço extrajudicial”, aponta o oficial. 
 
Importância da gestão
Rafael lembra que o primeiro contato com a NBR 15.906/2010 ocorreu no início de 2017, por meio do treinamento Lapidando Diamantes, promovido pelo CORI-MG em parceria com a Txai Desenvolvimento. “Fui apresentado a um conceito até então desconhecido e tive uma experiência muito positiva. Em outubro do ano passado, intensificamos o contato com o tema ao participar de reuniões e treinamentos semanais e ter acesso à consultoria da Txai.”
 
O Lapidando Diamantes foi o primeiro passo de uma mudança significativa para o cartório. “Agora, nossa expectativa é que o sistema nos faça evoluir continuamente e oferecer o melhor serviço ao usuário. É um caminho sem volta.”