Espaço contribui para a aproximação entre esses profissionais e a equipe do cartório
O contato com advogados sempre fez parte da rotina dos cartórios de Registro de Imóveis, mas o relacionamento tem ficado mais próximo à medida que as serventias passaram a realizar atos que, anteriormente, eram exclusivos do Poder Judiciário. A migração dos serviços de divórcio, inventário e usucapião para o extrajudicial, por exemplo, bem como o aumento dos atos judiciais trazidos ao cartório de registro, como penhoras, arrestos, indisponibilidades, arrematações, adjudicações etc, proporcionaram novos pontos de contato entre advogados, notários e registradores, exigindo orientação, apoio e aprendizado recíproco, cultivando entre os operadores algo que, muitas vezes, torna-se principal: a benfazeja empatia.
Para possibilitar que advogados e estagiários se familiarizem e alinhem os entendimentos sobre os ritos e as legislações específicos da atividade registral, o Registro de Imóveis de Betim e a OAB da comarca inauguraram uma sala anexa de apoio. A proposta é criar um espaço aberto para diálogo, de modo a sanar as dúvidas desses profissionais e também ouvir suas sugestões, contribuindo para que todos, advogados e cartórios, prestem serviços cada vez mais eficientes aos seus clientes e utentes, respectivamente.
Para o oficial do cartório de Betim, Vander Zambeli Vale , o novo espaço é uma conquista não só para os advogados e para o cartório, mas, sobretudo, para a população. “Diante das sucessivas alterações legislativas, que transferiram competências do Poder Judiciário para as serventias, é necessário que os serviços advocatícios caminhem no mesmo sentido. Assim, eles podem contribuir com os cidadãos, que passaram a precisar ainda mais dos serviços prestados pelos cartórios”, diz.
O projeto valoriza a advocacia e as serventias extrajudiciais, fortalecendo a atuação institucional e possibilitando que o Registro de Imóveis de Betim e a 82ª subseção da OAB ofereçam , em conjunto, formação continuada aos profissionais envolvidos em toda a cadeia de serviços. Dessa forma, emergem fortalecidas as relações entre os diversos profissionais, o que contribui para evitar conflitos decorrentes da desconexão entre os elos da cadeia iniciada na formação dos negócios até sua perfectibilização no Registro de Imóveis. “Em muitos casos, a parte desassistida de advogado desanima de prosseguir com os atos nos cartórios, porque os julgam muito complicados, quando, na verdade, a suposta dificuldade precede o serviço do cartório. Nesse ponto, faz muita falta um conhecimento especializado sobre as nossas atividades. Afinal, o cartório deve orientar, mas, muitas vezes, não pode passar das orientações gerais, sem poder aconselhar como a parte deve deliberar”, destaca o oficial.
Além do oficial e do substituto, João Paulo Machado, estiveram presentes na solenidade de inauguração da sala a presidente da 82ª subseção da OAB/Betim, Erlinda Maria Silva; o diretor de Apoio as Subseções da OAB/MG, Raimundo Cândido Neto; o vice-presidente da 82ª subseção da OAB/ Betim, André Augusto Paixão Silva; o diretor tesoureiro da 82ª subseção da OAB/Betim, Ciro Antônio de Rezende; o presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da 82ª subseção da OAB/Betim, Luiz Carlos Faustino do Carmo; e o juiz diretor do Foro da comarca de Betim, Robert Lopes de Almeida.