Notícias

15/05/2018

Registradores de Belo Horizonte debatem integração de dados

Cartórios da capital se reuniram na sede do CORI-MG para avaliar projetos em parceria com a Prefeitura

Reunião foi realizada na sede do CORI-MG (Foto: Ana Carolina Reis | CORI-MG)
 
Representantes dos cartórios de Registro de Imóveis de Belo Horizonte se reuniram na última quinta-feira, 10 de maio, para iniciar a discussão de projetos que visam dar origem a um banco de dados atualizado sobre os imóveis da capital. De acordo com o presidente do CORI-MG, Fernando Nascimento, as iniciativas serão realizadas em parceria com a Prefeitura.
 
“Por meio da colaboração, os cartórios poderão acessar os dados georreferenciados disponibilizados pela Prefeitura, úteis em casos de retificação de área e da usucapião”, explica.  A partir daí, será possível observar e confrontar se há sobreposição de áreas, terrenos que não pertencem ao requerente ou se o imóvel está ocupando uma área verde ou lotes vizinhos, além de evitar a duplicidade de títulos. “A ideia é manter uma troca entre as instituições para manutenção e atualização das informações.”
 
Durante o encontro, também foi apresentado um projeto piloto, que será desenvolvido em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB-MG), para regularizar dez conjuntos habitacionais. A proposta pretende beneficiar cerca de mil famílias de Belo Horizonte e servir como modelo para os demais municípios.