Notícias

06/09/2019

Qualidade reconhecida

Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros reconquista certificação em boas práticas de gestão

Auditoria recomendou o 2RIMC para receber a certificação (Foto: Arquivo do 2RIMC)
 
Aprimoramento do sistema de gestão, melhoria do atendimento ao público e aumento da credibilidade. Essas são apenas algumas vantagens da aplicação da norma técnica da ABNT NBR 15.906/2010 à rotina dos cartórios. Em agosto, o Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros recebeu a visita da auditoria, que verificou o cumprimento das exigências e novamente o recomendou para a obtenção do certificado – que o cartório possuiu de 2015 a 2017. 
 
A oficiala Daniele Rizzo explica que a adoção da norma possibilita captar dados estratégicos para o planejamento da serventia, por apontar com maior nitidez as deficiências e os pontos que precisam ser aperfeiçoados. “Com o controle de documentos e a padronização dos procedimentos, por exemplo, é possível construir novas práticas, além de perceber se o caminho percorrido foi o mais acertado”, afirma.
 
Mas para que o sistema de gestão seja eficiente, é preciso um acompanhamento contínuo. Práticas e procedimentos são dinâmicos, sendo necessário um controle mais rígido das alterações. Segundo Daniele, a definição dos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) é o que demanda mais atenção. “Precisamos desenhar, escrever, documentar, disseminar e executar cada procedimento de acordo com o indicado. No dia a dia, devemos tentar fazer o mais próximo do que foi determinado.”
 
Essa foi a quarta auditoria a que o cartório foi submetido para verificação da aplicação dos preceitos contidos na NBR 15.906/2010, parte de um esforço para melhorar os serviços entregues à população. Esse tem sido o compromisso da registradora desde que ela assumiu o cartório, em 2013. Com as consultorias realizadas ao longo dos anos, foi possível ter uma visão ampla e um melhor direcionamento para as ações, que contribuíram para a evolução dos processos. 
 
E todo esse trabalho é recompensador para os envolvidos, que, ao mesmo tempo em que se capacitam, podem contribuir para a satisfação dos usuários. “É um trabalho feito de pessoas para pessoas. Estamos atentos às demandas e queremos mostrar as melhorias que temos implementado.”