Notícias

21/10/2016

Presidente do CORI-MG participa do III Encontro do Grupo de Discussão de Assuntos Fundiários

Pela terceira vez, foi realizado o Encontro do Grupo de Discussão de Assuntos Fundiários. Neste ano, o evento foi de responsabilidade da ArcelorMittal, organizado pela Gerência de Contabilidade e Patrimônio, e teve como tema central o cadastro imobiliário, registro de imóveis rurais e inovações com o Sistema Eletrônico de Registro de Imóveis. O evento foi realizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte, no Clube do Ipê Amarelo.

Na abertura da solenidade, o gerente de Contabilidade e Patrimônio da ArcelorMittal Brasil, José Henrique de Paiva, ressaltou a importância do grupo na análise e reflexão sobre as novas demandas e procedimentos. Na palestra inicial, Helton Junio da Silva, também da Gerência de Contabilidade e Patrimônio da ArcelorMittal, apresentou o tema “Os Desafios da Gestão Fundiária – Cadastro Imobiliário e Registro de Imóveis", momento que foram apresentados os entraves e as perspectivas para regularização de imóveis rurais no país.

O presidente do CORI-MG e oficial do 4º Registro de Imóveis de Belo Horizonte, Francisco José Rezende dos Santos, também foi convidado a participar da programação, com o tema "Sistema de Registro Eletrônico (SREI): os impactos para a iniciativa privada". As demais palestras foram ministradas pelas autoridades das seguintes instituições: FAEMG, Incra e Receita Federal do Brasil.

Além dos representantes das áreas de Contabilidade e Patrimônio, Gerência Geral Jurídica, Gerência Geral Tributária e Gerência Geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, o evento contou com a participação dos representantes das empresas: Magnesita, Samarco, Vale, Companhia Siderúrgica Nacional, Kinross, Ferrous, Anglo America, Anglo Ashanti, CENIBRA, Plantar, GERDAU, Aperam, VLI, Cia Ferroligas Minas Gerais – Minas Ligas e Companhia e oficiais de Registro de Imóveis.