Equipe do Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros se destaca pela agilidade de atos executados
Os cartórios têm se empenhado para atender com máxima excelência as demandas apresentadas pelos usuários. Prazo e qualidade estão entre os pontos fundamentais que não podem ser ignorados na rotina das serventias. De acordo com a base legal, os cartórios têm até 30 dias para concluir o registro dos títulos protocolados. As serventias, entretanto, estão comprometidas em reduzir o tempo desses processos. É o caso do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros.
Em novembro, um recorde foi batido: os atos foram concluídos em menos de oito horas – ou seja, no mesmo dia em que foram protocolados – e a entrega aos clientes foi realizada no dia seguinte. Segundo Daniele Alves Rizzo, titular da serventia, os cartórios precisam se adequar para entregar soluções cada vez mais rápidas. “É necessário fazer uma boa gestão. Isso significa definir o fluxo dos serviços, capacitar os colaboradores, investir em tecnologia e manter um acompanhamento contínuo, para verificar as correções necessárias”, ressalta.
Dedicada a reduzir prazos, a serventia treinou a equipe e integrou os sistemas para registro e controle da produtividade. A ferramenta analisa a quantidade de protocolos, a fase em que cada um deles se encontra, os funcionários envolvidos e a qualidade dos serviços executados. Mas o bom desempenho só é possível com o comprometimento de todos os envolvidos.
Como comparação, houve uma redução de 24% no prazo entre 2018 e 2019. Neste ano, a queda chegou a 35%. “Podemos prestar os serviços de forma mais rápida. Nossa atividade contribui para que novas transações imobiliárias sejam realizadas e a comunidade atendida usufrua de benefícios antes inacessíveis”, conclui a oficiala.