Notícias

21/02/2020

Práticas mais modernas

Pequenas adaptações feitas na rotina contribuíram para conquista do cartório de Santo Antônio do Monte no PQTA

Bom desempenho do RI de Santo Antônio do Monte é reconhecido no PQTA (Foto: Divulgação)
 
Premiado na categoria Ouro logo em sua primeira participação no Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA), o Registro de Imóveis de Santo Antônio do Monte não precisou fazer grandes mudanças em sua rotina para ser reconhecido. “Já tínhamos algumas práticas e aperfeiçoamos outras, então não houve grandes investimentos em pessoal ou maquinário. Todas as conquistas vieram graças a ajustes na gestão”, afirma o oficial substituto Gustavo Brasil de Souza.
 
Essa é uma percepção que, atualmente, está muito mais clara para Gustavo. Os indicadores, que eram a principal preocupação, ganharam protagonismo e começaram a trazer resultados para a serventia. “Lembro-me do Fernando, do 1RIBH, dizer que 70% era gestão e os 30% restantes a parte jurídica. Essa ideia se fortaleceu quando participei do Lapidando Diamantes”, diz.
 
Com o desenvolvimento de uma política de Qualidade, os resultados logo apareceram – evidenciados por pesquisas aplicadas e a adoção de novos procedimentos. “Conseguimos, por exemplo, reduzir os prazos de alguns serviços. É o caso de um registro que era feito em 30 dias e passou para uma semana. A certidão saiu de cinco dias para uma hora.”
 
As mudanças não têm somente impacto na satisfação dos usuários, mas na percepção interna. De acordo com o substituto, a certificação é um incentivo para buscar as próximas premiações, como a NBR 15906:2010 e a categoria Diamante em 2020. “Mesmo em pouco tempo é possível executar boas práticas de gestão e obter resultados que funcionem para as serventias e, principalmente, para nossos clientes”, afirma.