Na última sexta-feira (9/6), membros do Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais e da Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais reuniram-se, em Belo Horizonte, para discutir, entre outros assuntos, sobre nivelamento de procedimentos quanto à descaracterização de imóveis rurais, diante dos novos normativos; Sistema de Gestão Fundiária (Sigef); e georreferenciamento e certificação.
A registradora de Mariana acrescenta, ainda, que o trabalho criado entre o CORI-MG e o Incra propôs a criação de um fórum permanente, para que as duas entidades estejam sempre em diálogo, buscando o alinhamento do entendimento e do discurso. “Melhorar a comunicação entre as instituições é, sem dúvida, o nosso maior ganho. Essa já é a nossa segunda reunião e, muito provavelmente, teremos mais um ou dois encontros, antes da criação do fórum. Como temos algumas pendências mais urgentes, só após essas reuniões que o fórum começara a acontecer com periodicidade”, disse.
Robson Fonzar, superintendente do Incra, ressaltou que a aproximação com o CORI-MG é bastante pertinente, uma vez que viabiliza o diálogo. “Essa parceria auxilia no nosso entendimento sobre algumas questões, de forma a nivelar as informações entre as duas entidades. Dessa forma, o nosso usuário comum, produtores rurais, é beneficiado”.
A maior parte dos assuntos tratados na reunião foi referente a dúvidas habituais. “O Incra deve disponibilizar ao CORI-MG acesso às suas informações e vice e versa. Acredito que essa troca será o maior produto do trabalho que temos construído junto ao CORI-MG”, destacou.
Fonte: CORI-MG