2º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte acumula seis anos de reconhecimento pelo bom trabalho executado
2º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte coleciona reconhecimento em gestão e qualidade (Foto: Arquivo pessoal)
Se muitas serventias ainda dão os primeiros passos para serem certificadas pelas boas práticas de gestão, outras há algum tempo já são reconhecidas por tais condutas. É o caso do 2º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte, seis vezes agraciado com o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), cinco delas na categoria Diamante.
Desde que impôs a si mesmo o desafio de aprimorar o atendimento ao público, há aproximadamente seis anos, o tabelião João Carlos Nunes Júnior passou a dedicar atenção especial à gestão. Os bons resultados não demoraram a aparecer. Além do PQTA, o tabelionato recebeu o Prêmio Mineiro de Qualidade, concedido pelo Instituto Qualidade e Produtividade Minas (IQPM), em 2015, na categoria Compromisso com a Excelência, e teve sua responsabilidade socioambiental reconhecida pela NBR 15906:2010, que estabelece critérios para demonstrar que os serviços notariais e de registro estão aptos a gerir seus processos com qualidade.
Tamanha notoriedade justifica-se pelo empenho da equipe. De acordo com o tabelião, são 79 colaboradores no cartório. Dentre eles, 12 integram o comitê responsável por elaborar e executar as práticas de gestão. “Somos delegatários de uma atividade pública e precisamos exercê-la com qualidade. Para isso, é necessário um investimento contínuo na satisfação dos usuários e, em paralelo, na mobilização dos funcionários.”
João conta que é preciso manter uma equipe coesa, o que só é possível com uma boa política de remuneração, realização de eventos que integrem cada vez mais os colaboradores e premiação aos setores que atingem as metas estipuladas. Outra preocupação essencial é a de compreender as necessidades apontadas pelos clientes. Por isso, o cartório inclui entre suas rotinas a realização de pesquisas de satisfação que permitem conhecer a opinião dos usuários e, assim, aperfeiçoar o desempenho.
O tabelião ainda agradece àquele que considera sua grande fonte de inspiração para o investimento realizado na gestão do cartório. “Tive muito incentivo do Fernando Nascimento, oficial do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte. Ele nos estimula a implantar melhorias e sempre nos encoraja a participar das premiações”, afirma.