Notícias

02/12/2019

Recorde de premiações no PQTA 2019

Foram 19 cartórios mineiros reconhecidos pelas práticas de excelência em gestão

Cartórios mineiros são certificados pelos bons resultados apresentados nas práticas de gestão e qualidade (Foto: Divulgação)
 
As serventias extrajudiciais mineiras tiveram grande destaque no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) 2019, entregue na noite de 28 de novembro, durante o XXI Congresso Nacional de Direito Notarial e de Registro, em Aracaju (SE). A 15ª edição do evento trouxe um número recorde de premiações para o Estado – 19 cartórios foram reconhecidos pela qualidade da gestão e dos serviços prestados, quatro a mais do que na edição de 2018 e atrás apenas de Goiás, com 21 premiados, e de São Paulo, com 25. 
 
Anualmente, o PQTA analisa diferentes requisitos e certifica as melhores serventias. Em 2019, além dos aspectos relacionados à estratégia, gestão operacional, gestão de pessoas, instalações, gestão de segurança e saúde no trabalho, gestão socioambiental, gestão da informatização e controle de dados, gestão da inovação e compliance, a iniciativa também premiou as que apresentaram as melhores práticas em inovação. 
 
A premiação é dividida nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze, de acordo com o grau de maturidade na gestão dos cartórios. Conheça os premiados:
 
Prata
Ofício do 1º Tabelionato de Protesto de Títulos de Campestre
Registro de Imóveis de Virginópolis 
Cartório de Registro de Imóveis do 2º Ofício de Sete Lagoas
 
Ouro 
Serviço Registral Imobiliário de Extrema
Ofício do Registro de Imóveis de Brazópolis
Cartório de Registro de Imóveis de Mariana
Serviço de Registro de Imóveis de Betim
1° Ofício de Registro de Imóveis de Santo Antônio do Monte
 
Diamante
Ofício de Registro de Imóveis de Itabira 
Tabelionato de Protestos de Títulos de Pedro Leopoldo
Serviço Registral da Comarca de Mateus Leme
Ofício do 2º Registro de Imóveis de Governador Valadares
Ofício do 1º Registro de Imóveis de Montes Claros
1º Ofício de Registro de Imóveis de Barbacena
Ofício de Registro de Imóveis de Pitangui
Cartório do 2º Ofício de Notas de Belo Horizonte
Tabelionato de Protestos de Títulos de Contagem
Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros 
1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte
 
Segundo o presidente do CORI-MG, Fernando Nascimento, o PQTA é um incentivo à excelência. “Sentimos que há uma mudança na mentalidade dos oficiais, que se reflete no maior envolvimento dos cartórios do Estado. O foco em gestão qualificada tem tornado os processos mais dinâmicos e resultado em uma melhor prestação de serviços à população”, afirma. 
 
Destaque em inovação 
Os cartórios mineiros têm ainda outras razões a comemorar. Graças à dedicação e ao empenho de seus colaboradores, o Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros e o Registro de Imóveis de Brasópolis foram finalistas na categoria Inovação. No último ano, as duas serventias foram acompanhadas por uma consultoria da Txai Desenvolvimento para alinhamento de pontos estratégicos essenciais a se candidatarem à disputa final. 
 
Entre os melhores do país
O Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR é o mais importante reconhecimento concedido aos cartórios engajados no aprimoramento da gestão e qualidade. Veja como a premiação tem trazido bons resultados e novas experiências aos participantes mineiros: 
 
“Para as serventias, os resultados vêm na transformação da equipe, dos processos internos e da infraestrutura. Já a sociedade ganha um atendimento de qualidade, com agilidade e segurança, além de um aumento significativo na satisfação dos usuários. Todo investimento realizado, seja de tempo, dinheiro ou qualquer outro tipo de recurso, foi revertido em bons resultados. A cultura da melhoria contínua é recompensadora para todos os envolvidos.”
Daniele Alves Rizzo – titular do Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros 
 
“Temos a honra de participar pela quarta vez do PQTA. Além do reconhecimento pela gestão e excelência do atendimento à população, as auditorias possibilitam uma avaliação criteriosa de nossas práticas, que ajudam no aprimoramento dos serviços prestados.”
Rosiane Rodrigues Vieira – titular do Ofício do 1º Registro de Imóveis de Montes Claros 
 
“O PQTA é um grande estímulo para que os serviços registrais e notariais saiam da zona de conforto. Há um compartilhamento maior de ações e, com isso, podemos aprender muito uns com os outros. O incentivo à inovação e à adoção de práticas de excelência, seja no âmbito jurídico, social, ambiental, econômico e tecnológico, também é muito forte.”
Jacinta de Lourdes de Faria Costa – titular do 2º Ofício do Registro de Imóveis de Governador Valadares
 
Conheça os outros premiados no site da Anoreg/BR.