Notícias

20/03/2019

Investimento na gestão dos cartórios

Registradores concluem segunda turma do projeto Lapidando Diamantes em Belo Horizonte

Mais uma turma de registradores concluiu o treinamento voltado para gestão e qualidade (Foto: Divulgação) 
 
Após nove meses de intensa dedicação, mais um grupo de registradores de imóveis mineiros concluiu o curso Lapidando Diamantes, que apresenta práticas de gestão e de qualidade adaptadas à realidade dos cartórios. Durante o período, 17 oficiais se reuniram em Belo Horizonte e foram apresentados a conceitos que impactarão as atividades registrais executadas diariamente e o atendimento prestado aos usuários. 
 
A consultora da Txai Desenvolvimento e responsável pelo treinamento, Jaqueline Pinheiro Feltrin, observa que os delegatários dos serviços extrajudiciais têm se preocupado cada vez mais em entregar serviços qualificados. “Cuidar da gestão é imperativo nos dias de hoje. Os participantes do Lapidando Diamantes já fazem a diferença em suas serventias e desejam entregar resultados além da sua obrigação. É assim que todo o segmento se fortalece”, afirma.
 
A opinião é compartilhada por João Paulo Machado, substituto do Registro de Imóveis de Betim. Com a atualização dos procedimentos – que englobam desde os atos registrais até as questões administrativas –, ele considera que há ganhos no tempo no atendimento e na excelência dos serviços prestados. “É preciso melhorar continuamente. O treinamento possibilita que muitas serventias reestruturem a execução dos serviços de maneira mais eficiente.” 
 
Tudo isso é feito para melhorar a experiência do usuário. “Sem os clientes não há razão para os cartórios existirem. Mas é preciso que todas as atribuições cartorárias também participem dessa mudança”, diz. E João Paulo ainda tem outro objetivo a ser concluído em 2019: confirmar a participação do cartório no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA). Para o oficial, essa será a coroação do trabalho realizado, estabelecendo mais credibilidade e confiança perante o público.
 
Histórias de mudanças
O substituto Gustavo Brasil, do Registro de Imóveis de Santo Antônio do Monte, também reviu seus conceitos após o Lapidando Diamantes. Ele conta que se especializou em estudos da área jurídica, mas era constantemente lembrado pelo presidente do CORI-MG, Fernando Nascimento, de que o cartório consiste em 70% de gestão e 30% de questões técnicas. 
 
Então Gustavo foi buscar o conhecimento que faltava. No Lapidando, percebeu que não seriam necessários grandes investimentos para obter bons resultados. “Somente com ferramentas de gestão foi possível diminuir o tempo de entrega de alguns serviços, além de internalizar que o principal são as pessoas.” 
 
Ele considera que foi uma satisfação contar com o apoio dos colaboradores para colocar as propostas em funcionamento. “Não tínhamos, por exemplo, o hábito de realizar reuniões. Durante o curso, começarmos a adotar também essa prática. Foi um feedback muito positivo e ficou claro que é preciso da união da equipe para que as mudanças ocorram”, afirma. Da mesma forma que o colega de Betim, o PQTA se tornou uma meta para o cartório – que já começou a se preparar para a premiação deste ano.
 
A importância da gestão também foi sentida em Lavras. Recém-chegado ao Registro de Imóveis da cidade, o oficial substituto Thiago Sanchez se deparou com uma serventia que precisava de um maior cuidado na organização. Quando soube da nova turma do Lapidando Diamantes na capital, viu a chance de mudar o cenário. “Conversando com a Jaqueline, percebemos que o treinamento seria um bom início. Na nossa situação, seria um processo que demandaria um tempo maior para resolver as demandas.” 
 
Ainda não foi possível colocar em prática todos os módulos, pois o processo precisava ser iniciado nos níveis mais básicos da serventia. Mas todas as lições foram anotadas, com o direcionamento dado, Thiago considera que há grandes chances de bons resultados.  Para tanto, as ferramentas de gestão implementadas serão essenciais. “As pesquisas de satisfação e de clima, além dos indicadores que nos ajudam na tomada de decisão, fornecerão diferentes aspectos para observarmos e implantarmos mudanças”, afirma.  
 
Se você também deseja adotar uma nova postura frente à gestão de seu cartório, veja mais detalhes sobre o Lapidando Diamantes