Notícias

19/03/2024

Imposto de Renda: apoie os projetos parceiros do CORI-MG

Registradores mineiros têm a oportunidade de mudar a vida de milhares de famílias no estado

Começou mais um período de declaração de Imposto de Renda e, com ele, a possibilidade de fazer a diferença para crianças, adolescentes e idosos assistidos por projetos sociais em Minas Gerais. Em 2023, os registradores mineiros bateram recorde de doações para as instituições parceiras do CORI-MG: foram mais de R$ 2,2 milhões destinados ao longo da campanha. Esse ano, a meta é ir além.

Para realizar a doação de forma segura e prática, criamos um passo a passo a ser seguido no momento do preenchimento do IR. Veja como é simples contribuir!

No momento da declaração, basta selecionar uma das duas opções do fundo no sistema do IR 2024: Conselho do Idoso ou Conselho da Criança e do Adolescente, no limite de 3% do imposto devido para cada um. Ou seja, é possível destinar até 6% utilizando a mesma declaração.

Diante da catástrofe climática do Rio Grande do Sul, o CORI-MG indica que os registradores mineiros direcionem 3% das doações para o Fundo Municipal do Idoso da cidade de Canoas/RS, um dos municípios gaúchos mais impactados pelas fortes chuvas. Os outros 3% podem ser destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente das cidades mineiras, em apoio às entidades parceiras do CORI-MG.

Fundo Municipal do Idoso de Canoas
CNPJ: 22.701.844/0001-00
Endereço: Av. Guilherme Schell, 6068, Canoas, Rio Grande do Sul
Contato: (51) 3425-7650
E-mail: gestaofundos@canoas.rs.gov.br

Se o doador tiver imposto a pagar, o valor será imediatamente abatido. Contudo, se houver restituição, os valores destinados serão acrescidos e repassados nos meses seguintes, atualizados pela taxa Selic. Importante lembrar que a destinação só será concluída após o pagamento do Darf.

Atenção: restrições para doação

Aqueles que destinaram 6% do imposto a algum projeto social até 31 de dezembro de 2023 não poderão fazer uma nova doação na declaração. Esta restrição acontece por ser o mesmo ano-base e porque os valores excedem o limite global de dedução para pessoas físicas. Contudo, os oficiais poderão contribuir normalmente, no final de 2024, já que as destinações serão lançadas na declaração de IR de 2025, um ano-base diferente.

Como fazer?

Para efetuar a doação, a declaração deve ser feita via formulário completo. Após inserir as deduções e os rendimentos no programa da Receita Federal, você deverá executar os seguintes passos:

  • Vá em fichas de declaração;
  • Clique em doações diretamente na declaração;
  • Em tipo de fundo, escolha a categoria Criança e Adolescente ou Idoso.
  • Clique em novo;
  • Selecione a esfera do conselho – neste caso municipal. Escolha a UF e o município;
  • O sistema fará o cálculo automaticamente do valor disponível para doação – que será exibido no canto direito inferior da tela;
  • No campo valor digite a quantia que deseja destinar para o fundo, confira e clique em OK;
  • O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) de doação estará disponível no campo imprimir. Faça o download do arquivo, imprima e efetue o pagamento até a data final da declaração;
  • O contribuinte poderá ver o benefício fiscal no campo opção por tributação;
  • Caso tenha imposto a pagar, o valor da doação será deduzido. Se tiver imposto a restituir, o valor da doação retornará na restituição;
  • Salve sua declaração e transmita para a base de dados da Receita Federal.

Após finalizar o preenchimento da declaração, devem é preciso encaminhar o Darf quitado para o e-mail comunicacao@corimg.org, indicando para qual fundo a destinação foi realizada.

Importante: a prestação de contas dos conselhos cabe aos órgãos governamentais. Vale salientar que os oficiais também estão livres para apoiar iniciativas diferentes das indicadas pelo CORI-MG. Nesses casos, cabe ao doador entrar em contato com o conselho escolhido e acompanhar o processo.

Como beneficiar os projetos apoiados pelo CORI-MG?

Com o auxílio de registradores de todo o estado, o CORI-MG selecionou diversos projetos que poderão ser beneficiados com a ajuda dos cartórios mineiros. São iniciativas com histórico comprovado e ações sérias realizadas ao longo dos últimos anos, que têm contribuído de forma significativa para a melhoria das comunidades em que estão inseridos.