Notícias

01/03/2019

Identificando oportunidades

Imersão em práticas de gestão garantiu conquista inédita para o Tabelionato de Protestos de Títulos de Pedro Leopoldo

Mudanças implantadas no cartório garantiram o reconhecimento no prêmio (Foto: Divulgação Anoreg/BR)
 
Antes mesmo da decisão de se inscrever no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), o Tabelionato de Protestos de Títulos de Pedro Leopoldo via a necessidade de uma mudança de postura. A adequação às exigências da premiação só confirmou a pertinência do diagnóstico. E o resultado foi a conquista da categoria Ouro logo na primeira participação.
 
Para a titular Karyne de Oliveira Nascimento, o maior problema era a ausência de ferramentas de gestão profissionais, solucionado por meio do Lapidando Diamantes. “Nos inscrevemos na primeira turma e, a partir das aulas, os conceitos ficaram mais claros. O curso nos indicou como os processos deveriam ser conduzidos”, afirma. 
 
O aprendizado foi compartilhado com toda a equipe e, enquanto a tabeliã progredia nos módulos do treinamento, os colaboradores eram orientados sobre a nova dinâmica de trabalho que a serventia viria a adotar. “Implantar um sistema de qualidade resulta em crescimento para todos, permitindo um olhar diferenciado para o desenvolvimento de novas ações. É um trabalho que deve ser feito em conjunto.”
 
Para isso, é fundamental que os profissionais se engajem. Karyne conta que havia uma cultura anterior focada no trabalho e não na eficiência. Hoje, o pensamento é outro. “É preciso acompanhar as mudanças e adaptar-se às demandas que partem da sociedade.” 
 
A tabeliã ressalta que a conquista reforçou a credibilidade do serviço e retribuiu o esforço feito pela equipe para prestar um serviço de qualidade. Há 11 anos como titular em Pedro Leopoldo, ela avalia que muitos cartórios ainda não percebem a qualificação como um incentivo para a melhoria dos resultados. “Não ter gestão é uma ameaça, pois retira a oportunidade de os cartórios demonstrarem que podem trazer as respostas que os usuários esperam”, conclui.