Notícias

16/04/2019

Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral é lançada em Brasília

Cerimônia foi realizada no Congresso Nacional

Representantes de entidades mineiras marcam presença em solenidade em Brasília (Foto: Divulgação Anoreg/BR)
 
Em 9 de abril, o salão nobre da Câmara dos Deputados recebeu mais de 500 convidados para o lançamento da maior Frente Parlamentar da casa. A FP da Justiça Notarial e Registral tem o apoio de 325 parlamentares, cuja tarefa é promover práticas para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, além de atuar na redução de atos burocráticos e na desjudicialização de procedimentos.
 
Segundo o idealizador e presidente da Frente, deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), a atividade cartorária tem papel fundamental para a população. “Ao contrário de muitas falas recorrentes, no Congresso e nos meios de comunicação, precisamos delegar mais serviços aos notários e registradores, pois o trabalho deles reflete-se na desburocratização, na desjudicialização”, diz.
 
Para o deputado, os cartórios são também máquinas eficientes de fiscalização tributária e de garantia da cidadania, com impacto na geração de empregos diretos e indiretos. Ele ressaltou que a Frente busca auxiliar na entrega das soluções exigidas pela sociedade, e os cartórios contribuem para o alcance desse compromisso.  
 
Além da coordenação do deputado, o movimento conta com a participação de seis vice-presidentes indicados por entidades nacionais. Outras instituições de classe poderão designar um deputado para integrar a diretoria como vice-presidente e representantes da sociedade civil para compor o conselho de trabalho.