Notícias

09/01/2019

Entre carinhos e abraços

Iniciativa do 4RIBH levou sorrisos a crianças e adolescentes de Contagem

Colaboradores do cartório visitam instituição social em Contagem (Foto: Arquivo pessoal) 
 
Em dezembro, os colaboradores do 4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte fizeram mais feliz o Natal de crianças e adolescentes assistidos pela Associação Crescer, em Contagem. Eles participaram da festa promovida pela instituição e entregaram presentes arrecadados nas semanas que antecederam a ação. 
 
A substituta do 4RIBH, Andréa Baêta dos Santos, destacou o empenho de todos. “As crianças ficaram extremamente felizes com os presentes, mas queriam muito mais. Queriam abraços, carinho e atenção. Saímos certos de que eles nos fizeram mais bem do que nós a eles”, conta. 
 
Conheça a Associação
Em 2001, a Congregação São Pedro ad Vincula fundou o primeiro núcleo da Associação Crescer, em Goiânia. A entidade sem fins lucrativos chegou a Minas Gerais em 2008, com a abertura de uma unidade em Contagem. Atualmente, é presidida pelo padre Filipe Pereira Lucas Coelho e atende 300 alunos, de 6 a 15 anos.
 
Dentre as atividades ofertadas estão oficinas de arte, música e esporte, acompanhamento escolar, estudo de atualidades e debates. Ao longo do ano, a associação também promove confraternizações e estimula a participação das famílias. “As iniciativas ajudam a manter o interesse dos estudantes e a reduzir a evasão escolar”, avalia Patrícia Lemos, responsável pela coordenação administrativa da associação.
 
A instituição recebe recursos por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Educação de Contagem. Um plano de trabalho prevê metas e recursos para levar adiante sua missão, mas, segundo Patrícia, o montante repassado pelo município não é suficiente para suprir todas as demandas. Por isso, a associação precisa do apoio de voluntários, que se juntam aos dez funcionários para mantê-la em funcionamento. Dentre eles, antigos educandos que demonstram desejo de retornar e contribuir. “É uma boa oportunidade para que eles saiam das ruas e não se envolvam em práticas ilícitas. Além disso, podem ajudar na formação de outras crianças.” 
 
A coordenadora agradece a colaboração dos parceiros, que têm abraçado a instituição nas situações mais difíceis. “A contribuição precisa ser constante, pois as demandas são diárias e não somente em uma época do ano”, afirma. Um dos desejos para 2019 é arrecadar uniformes para competições esportivas e incentivar a formação de uma banda com a participação dos alunos.
 
Se você ficou interessado em conhecer mais o trabalho desenvolvido pela Associação Crescer, outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3049-2217 ou pelo e-mail departamentopessoalcrescer@gmail.com. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Augusto Diniz, nº 150, no bairro Darcy Ribeiro.