Notícias

11/05/2021

Em defesa da atividade registral imobiliária

Há sete anos, o CORI-MG atua na defesa dos interesses dos registradores e promove ações de valorização da classe


Oficiais e colaboradores dos cartórios de Registro de Imóveis podem se orgulhar de fazer parte da história de milhares de cidadãos. É um trabalho que transforma sonhos em realidade, responsável por importantes conquistas pessoais e um registro vivo da história das comunidades. As oportunidades de fazer a diferença são muitas, mas sabemos que a atividade também traz uma série desafios, dúvidas e responsabilidades. E estar sozinho nesse cenário é cada vez mais desafiador.

Por isso, há sete anos, um grupo de registradores fundou o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais. Desde então, a ideia de representar os cartórios mineiros cresceu. O CORI-MG não é mais um pequeno grupo e tampouco está restrito aos limites do estado, com presença nos principais fóruns de deliberação e assumindo um relevante papel nacional de defesa da atividade.

Com as ferramentas adequadas e o apoio de representantes estaduais e federais, o CORI-MG tem conseguido se articular internamente e promover iniciativas de destaque. Uma atuação forte, que garante a entrega de soluções e respostas favoráveis aos cartórios. Seja quando atua contra projetos que desafiam a segurança jurídica proporcionada pela classe, seja para fortalecer a imagem dos registradores e promover parcerias para a categoria, o Colégio está comprometido em garantir o melhor para todos os registradores.

Contudo, os desafios são diários. Novas propostas que buscam retirar atribuições dos Registros de Imóveis e iniciativas que mancham a imagem dos cartórios surgem a todo momento. Além disso, há um papel social que os registradores devem cumprir junto à população e ao poder público. Estar atento e atuar nessas questões deve ser uma responsabilidade compartilhada, em que cada registrador assume e abraça o compromisso de defender a atividade – sendo o CORI-MG um articulador fundamental para a solução dessas questões.

A garantia do futuro da atividade registral exige uma atuação conjunta e é esse o principal motivo da existência do Colégio. E a continuidade desse trabalho passa por conquistas coletivas, não por ganhos pessoais. É isso que o CORI-MG tem buscado nos últimos anos e conseguido fazer em diversas situações, como nas adequações na Lei nº 15.424, no mandado de segurança dos interinos e na ADI relativa ao art. 18 da Lei Estadual nº 23.174.

Mas para conseguir bons resultados e desenvolver novas práticas, não é só o empenho da equipe que conta. Sem recursos financeiros, o CORI-MG não consegue tirar do papel os projetos e buscar as soluções demandadas. Continuar viabilizando essas ações tem um custo e ele precisa ser dividido. Todos precisam assumir seu papel na luta em defesa da atividade.

Afinal, o CORI-MG é você!

Conheça os benefícios oferecidos pelo Colégio e, se ainda não for associado, entre em contato com a gente pelo telefone (31) 3500-3502 ou pelo e-mail secretaria@corimg.org para que você possa fazer parte desse movimento.