Notícias

01/03/2019

Diretor do CORI-MG participa de reunião em Itabira

José Celso Vilela encontrou-se com líderes comunitários para debater projeto de regularização fundiária

Oficial explica as etapas da regularização que será feita em diferentes bairros do município (Foto: Arquivo pessoal)
 
O projeto Mãos Dadas, idealizado pelo cartório de Registro de Imóveis de Itabira, segue na missão de promover a regularização de imóveis ocupados pela população de baixa renda na cidade. A mais recente ação ocorreu em 13 de fevereiro, quando o diretor do departamento de Regularização Fundiária do CORI-MG e oficial do município, José Celso Vilela, reuniu-se com membros da Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira.
 
No encontro, o oficial destacou a importância de apresentar e esclarecer as etapas do projeto para o público, principalmente aos que podem ser beneficiados. A iniciativa englobará regiões que já dispõem de infraestrutura urbana, com a regularização de áreas procedentes de loteamentos privados e em que há anuência do loteador. No município, serão cerca de 5 mil imóveis regularizados em diferentes bairros. 
 
O Mãos Dadas é realizado em parceria com o CORI-MG, o Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a Universidade de Itajubá – Campus Itabira, a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), a Interassociação, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Assessoria de Gestão da Inovação do TJMG, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Mãos Dadas na mídia
No final de janeiro, José Celso participou do programa Inter em Ação, da rádio Itabira. O espaço, dedicado aos assuntos relacionados às demandas da Interassociação, recebeu o diretor do departamento de Regularização Fundiária do Colégio para divulgar o Mãos Dadas. Um dos benefícios ressaltados pelo oficial foi o desenvolvimento socioeconômico proporcionado ao município, com ganhos na arrecadação com o ITBI, e aos adquirentes, que garantem acesso a crédito bancário.