Notícias

14/07/2015

Departamento do Conselho Editorial

Nesta edição, o entrevistado é o coordenador do Conselho Editorial do CORI-MG e registrador de imóveis em Vespasiano/MG, Luciano Dias Bicalho Camargos*, que destaca os primeiros trabalhos do Conselho, criado recentemente, na reunião mensal do Colégio, no dia 12 de junho. Participam do Conselho Daniele Rizzo, Danilo de Assis Faria, José Celso Ribeiro Vilela de Oliveira, Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto, Lilian Maria Gomes de Oliveira, Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto, Rafael Del-Fraro Rabêlo e Vander Zambeli Vale.

 

Qual é a missão do Conselho Editorial do CORI-MG?

A missão é criar mecanismos de divulgação da produção científica na área do Direito Notarial e Registral. Visa também criar mecanismos para a divulgação dos estudos realizados por nossos associados, tendo foco nas questões que impactam o trabalho diário das serventias de Registro de Imóveis, abordando as alterações normativas e os novos posicionamentos jurisprudenciais.  

 

Qual é a importância e quais são os principais desafios do Conselho?

O Conselho Editorial pretende trabalhar como indutor da produção científica na área do Direito Notarial e Registral, propondo temas e captando contribuições dos colegas associados e da comunidade jurídica em geral. Teremos como principal desafio criar e manter os veículos de divulgação da produção científica, utilizando de meios inovadores e modernos, como informativos digitais, revista digital e publicações em veículos jornalísticos de grande circulação.

 

O Conselho foi criado recentemente. Já foi definida como será a sistemática de trabalho do grupo?

A sistemática de trabalho será sempre pautada pelo trabalho conjunto e colaborativo de todos os membros do Conselho, de forma democrática, e com a participação e colaboração de todos os associados do CORI-MG.

 

Como os associados ao CORI-MG podem contribuir para o trabalho do Conselho Editorial?

Encaminhando sugestões de temas de interesse, para que possamos captar artigos escritos sobre tais matérias. Também podem participar escrevendo artigos e comentários sobre assuntos atuais e relevantes para as atividades desenvolvidas pelos serviços notariais e registrais. 

 

Já há previsão de publicações, tais como artigos ou revistas?

Primeiramente, serão divulgados no informativo periódico do CORI-MG.  Brevemente, criaremos uma revista eletrônica que nos possibilitará a publicação de artigos científicos por toda a comunidade profissional e científica.

 

*Luciano Dias Bicalho Camargos é oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Vespasiano-MG.  Concluiu o mestrado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2001. Concluiu o doutorado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Foi procurador federal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e coordenador do Curso de Direito do UNIBH. Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Tem artigos e livros publicados área de Direito.