Notícias

06/12/2018

De volta ao PQTA

Registro de Imóveis de Alfenas é premiado após três anos sem participar da disputa

Após intervalo de três anos, serventia é destaque novamente no PQTA (Foto: divulgação Anoreg/BR)
 
Foram necessários três anos para que práticas adotadas internamente fossem revistas e investimentos em gestão estratégica fossem retomados, mas os resultados começaram a surgir. O Registro de Imóveis de Alfenas havia sido reconhecido pelo Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR (PQTA) nos anos de 2012 a 2014 e, neste ano, voltou a ser destaque na categoria Ouro – quando o cartório cumpre de 85% a 94% das iniciativas auditadas. 
 
Para Cristofer Augusto de Freitas Costa Bíscaro, substituto da serventia, a participação no PQTA 2018 contribuiu para a melhora da qualidade, tanto do atendimento quanto da prestação dos serviços. “Como resultado, aprimoramos alguns prazos. Foi o caso das certidões. Quando os pedidos são feitos pela manhã, conseguimos realizar a entrega no período da tarde”, conta. Normalmente, o prazo para esse tipo de solicitação é de até cinco dias úteis. 
 
Além disso, ações como maior envolvimento em projetos sociais e gratificação aos colaboradores foram adotadas. Essas iniciativas motivaram o substituto a avançar ainda mais. “Vejo que os cartórios ainda precisam dar mais atenção às ações de gestão, para aprimorar procedimentos internos e obter ganho de tempo nas atividades.” 
 
Uma nova etapa de mudanças começou com a participação na primeira turma do Lapidando Diamantes, em 2017. “A capacitação nos deu mais conhecimento para que compreendêssemos quais eram os pontos a ser observados”, avalia. Nas edições anteriores do PQTA, mesmo sem o auxílio de consultorias, o cartório já havia obtido boas conquistas. Mas, após o Lapidando Diamantes, eles se sentiram ainda mais capacitados a concorrer.
 
Para isso, a preparação começou ainda em 2017, com o aprimoramento de diversas ações. “Todas as mudanças resultaram em uma melhoria na gestão. Hoje prestamos um serviço melhor, com segurança jurídica, processos mais céleres e, principalmente, um atendimento de excelência às demandas da sociedade.”