Notícias

21/02/2024

CORI-MG se reúne com governador para discutir regularização fundiária em Minas

Representantes do Colégio apresentaram os principais dilemas e traçaram estratégias para desenvolvimento do tema no Estado

O CORI-MG deu mais um passo importante para contribuir com o fim da irregularidade em Minas Gerais. Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, representantes da diretoria do Colégio participaram de uma reunião com o governador Romeu Zema para detalhar os entraves da regularização fundiária no estado, criar estratégias conjuntas e fortalecer parcerias para o avanço do tema, tanto no âmbito urbano quanto rural.

A presidente Ana Cristina Maia e a ex-diretora de Reurb, Michely Freire, mostraram dados que reafirmam o quanto é necessário tratar o tema como prioridade para garantir o desenvolvimento do Estado. De forma geral, os números confirmam que a falta de uma política pública sólida de regularização fundiária impacta diretamente em questões sociais, ambientais, tributárias e econômicas. Entre os dilemas apresentados estão o déficit de arrecadação do IPTU, as dificuldades para o saneamento básico, devido ao desordenamento urbano, além de restrição de acesso ao mercado formal de crédito, que impacta diretamente na economia.

Para Ana Cristina, a boa recepção do governador ao longo de todo o encontro pode indicar um novo momento para a Reurb em Minas Gerais. “Foi muito importante para reforçar a importância de a regularização fundiária se consolidar como uma política pública primordial, como uma prioridade para nosso Estado. Afinal, só por meio da regularização, será possível promover o desenvolvimento social e econômico para todos”, afirma.

Michely complementa sobre a importância de ser abrir canais de colaboração entre o Governo e os Registros de Imóveis. “Essa parceria é fundamental para efetivar processos mais eficientes, céleres e em escala, trazendo benefícios para os mineiros. Confio que, com o apoio do governador Zema e de sua equipe, poderemos dar um passo gigante para superar os desafios existentes e garantir pleno desenvolvimento em nosso estado, fazendo ainda mais pela justiça social e pela população.”