Registradores e tabeliães buscam alinhar os procedimentos internos para simplificar atos
Registradores e tabeliães do Norte e Nordeste de Minas debatem formas de simplificar procedimentos (Foto: Divulgação)
No início deste mês, o Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros foi sede de um encontro entre registradores e tabeliães das regiões Norte e Nordeste do Estado. Os titulares debateram formas de simplificar a tramitação de contratos, escrituras públicas, averbações e registros entre os Tabelionatos de Notas e os de Registro de Imóveis, de forma a minimizar o desconforto do usuário do serviço em face às exigências legais, sem deixar de lado a segurança jurídica necessária.
Para isso, a titular do 2RIMC, Daniele Rizzo, afirma que será necessário que os cartórios adotem um procedimento de cooperação para eliminar ao máximo a participação das partes envolvidas no processo de elaboração da escritura pública e da finalização do registro. “Esperamos que os serviços se tornem mais integrados e acessíveis, diminuindo a sensação de burocracia atribuída pela legislação brasileira.”
Participaram da reunião representantes dos cartórios de Bocaiuva, Ibiá, Janaúba, Juramento, Manga, Montes Claros, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João das Missões e São João da Ponte.