A Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado de Minas Gerais (CRI-MG) está no ar desde março de 2016. Em menos de cinco meses de operação, com 320 cartórios mineiros conectados, a Central emitiu 5.071 certidões, realizou 11.338 buscas de imóveis (por CNPJ e por CPF) e permitiu a visualização de 1.848 matrículas. A Central prepara-se para atender também, na mesma plataforma, os cartórios da Bahia.
Para atender todos os cartórios mineiros, órgãos públicos e o Judiciário, além da população em geral, a CRI-MG conta com uma equipe dedicada. Seis funcionários do CORI-MG trabalham para que os serviços on-line sejam prestados com rapidez, eficiência e segurança. A equipe é formada por Tasso Luciano Mourão Barroso (gerente administrativo e financeiro), Regina Maria de Oliveira (assistente administrativa), Ana Maria Correia Bonifácio, Daniel Leroy Pires de Moraes e Wanderson Leandro de Oliveira (auxiliares administrativos), Guilherme Soares (gerente de TI).
O gerente Tasso Barroso explica como é a rotina da equipe de funcionários. Segundo ele, a prioridade é o atendimento aos clientes, cartórios que utilizam os serviços oferecidos tanto pela Central quanto pelo Colégio Registral. “Recebemos todas as dúvidas, que são encaminhadas pelas comarcas de Minas Gerais e retornamos a todos com a análise técnica do grupo CORI-MG. As demandas são recebidas por telefone, mensagens de e-mail e também pelo retorno da ferramenta de contato disponibilizada em nosso site”.
Também faz parte da rotina dos funcionários o acompanhamento e execução do repasse financeiro aos cartórios mineiros pelos serviços on-line, além da elaboração de relatórios gerenciais para envio a diretoria do Colégio Registral. Fica a cargo dos funcionários também a organização das demais funções da instituição, entre elas a realização de eventos, reuniões e audiências.
Conheça detalhadamente a função de cada funcionário:
Regina de Oliveira: serviços de apoio à diretoria, clientes, visitantes; atendimento telefônico e informações a clientes, cartórios; agenda e pauta de reuniões, controle de arquivos s; agenda serviços gerais de suporte ao escritório, logística de deslocamentos e viagens; normas internas de segurança; planejamento da rotina interna do CORI.
Ana Maria, Daniel Moraes e Wanderson de Oliveira – responsáveis por receber ligações de clientes ou empresas, com o objetivo de solucionar o problema exposto ou fornecer informação referente à dúvidas; apoio ao acompanhamentos de cargas de bancos de dados enviados pelos cartórios; conferência, efetivação e relatórios de repasses aos cartórios.
Tasso Luciano – gerência e coordenação administrativa e financeira, acompanhamento da alimentação de sistemas financeiros, elaboração de relatórios, elaboração de todas as rotinas relativas a contas a pagar e receber, fluxos de caixa, reembolso de despesas diárias, acompanhamento das conciliações bancárias diárias, além do controle de despesas gerais e gestão do departamento de Recursos Humanos.
Guilherme Soares – atua nas atividades da área de Informática, envolvendo a elaboração de projetos de implantação, racionalização e redesenho de processos, incluindo desenvolvimento e integração de sistemas, com utilização de alta tecnologia, identificando oportunidades de aplicação dessa tecnologia.
Fonte: CORI-MG