Município de Ilicínea entrega 123 títulos de propriedade aos moradores
Nesta quinta-feira, 22 de setembro, o Registro de Imóveis de Boa Esperança, no Sul de Minas, escreveu mais um importante capítulo em sua história. O primeiro processo de regularização fundiária da comarca foi concluído em Ilicínea e, graças à parceria com a Prefeitura, 123 imóveis – terrenos e edificações – foram regularizados.
O oficial Marcelo Cunha de Araújo destaca a importância da Reurb e do trabalho conjunto entre os municípios e os cartórios de Registro de Imóveis. “Entendemos que a regularização fundiária é um dos instrumentos mais importantes para trazer mais dignidade para a pessoa humana, na medida em que formaliza o patrimônio de toda a vida de uma família”, relata.
A Reurb realizada foi considerada de interesse social em sua totalidade, o que gerou a isenção completa de emolumentos cartorários aos cidadãos. A expectativa é de que esse seja apenas pontapé inicial, visto que o cartório já desenvolve novos trabalhos de regularização com os munícipios da comarca.
O registrador ressalta, ainda, o papel fundamental do CORI-MG – em especial da presidente, Ana Cristina Maia, e da diretora de Reurb, Michely Freire – pela generosidade nos ensinamentos da matéria, e da equipe do Registro de Imóveis de Boa Esperança, que trabalhou para concluir os trabalhos no prazo total de 18 dias úteis. “O resultado é que, por um único ato do Estado, se alcança uma melhora substancial da vida atual e das próximas gerações de uma família.”