Boletins

Edição Nº 29

Edição Nº 29 – ANO I – Belo Horizonte, 06 de Julho de 2016

III Encontro Regional do CORI-MG reúne 130 congressistas em Uberlândia

Nos dias 24 e 25 de junho, o Colégio Registral Imobiliário reuniu, na cidade de Uberlândia/MG, o III Encontro Regional do CORI-MG. Participaram do evento 130 congressistas, de 59 cidades mineiras, sendo elas: Camanducaia, Uberaba, Barroso, Monte Alegre de Minas, Machado, Patrocínio, Belo Horizonte, Uberlândia, Estrela do Sul, Vazante, Coromandel, Araguari, São Roque de Minas, Tupaciguara, Nova Lima, Alfenas, Governador Valadares, Prata, Conceição das Alagoas, Bueno Brandão, Iturama, Resplendor, Muzambinho, Campina Verde, entre outras.

A programação do Encontro discutiu temas de grande interesse para a classe registral imobiliária, tais como “Aspectos gerais da usucapião extrajudicial” “Estremação” “Cédulas Rurais: questões atuais. A cobrança de emolumentos após recente decisão do STJ”, “Questões atinentes ao Registro Imobiliário”, “Central de Registro Eletrônico e rotina diária do registro eletrônico dentro do cartório” “Importantes alterações e inovações do CPC de 2015 na atividade registral imobiliária”.

 


CORI-MG participa do I Seminário Usucapião Extrajudicial – Inovações do NCPC

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais e a Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MG irão promover, no dia 14 de julho, o “I Seminário Usucapião Extrajudicial – Inovações do NCPC”, no auditório da OAB/MG, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas no site www.oab.org.br.

O coordenador do Departamento de Regularização Fundiária do CORI-MG, José Celso Vilela, foi convidado para apresentar o tema “Cabimento ou não da usucapião extrajudicial para imóveis não registrados”. O coordenador do Departamento de Normas e Enunciados, Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto, também irá participar da programação, na mesa que irá tratar sobre “Usucapião de área inferior ao módulo rural e ao módulo urbano”.
 

Seminário de Georreferenciamento de Imóveis Rurais/Urbanos e Registros Públicos – Retificação de Registro e Usucapião Administrativa

No fim do próximo mês, dia 30 de agosto, será realizado o “Seminário de Georreferenciamento de Imóveis Rurais/ Urbanos e Registros Públicos – Retificação de Registro e Usucapião Administrativa”, no Crea Cultural, em Belo Horizonte/MG. O evento é uma promoção da A Mira e do Geo Plani Sigef 2.0.1. A realização é da Letec – Lucas Eventos e conta com o apoio do CORI-MG, entre outras instituições.

O presidente do CORI-MG e oficial do 4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte, Francisco José Rezende dos Santos, foi convidado para apresentar o tema “Retificação de Registros Públicos e usucapião administrativa”, às 14h45.

VII Fórum de Integração Jurídica – Direito Notarial e de Registro

A Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e a Escola Nacional de Direito Notarial e de Registro (Ennor) promoveram conjuntamente o VII Fórum de Integração Jurídica – Direito Notarial e de Registro, no Senado Federal, auditório Interlegis. Além de representantes da classe, o evento reuniu renomadas autoridades, juristas, estudantes de Direito, entre outros interessados no assunto.

Participaram da mesa de abertura o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar; o presidente da Ennor e do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos; o senador Vincentinho Alves; a senadora Ana Amélia; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Kukina; e o deputado Alex Canziani.

Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA 2016) está com as inscrições abertas

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) já abriu as inscrições para a 12ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA 2016). O objetivo do PQTA é auditar e premiar os serviços Notariais e de Registro de todo o país, que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.

Estão convidados a participar do PQTA todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independente do tamanho, número de funcionários e localização geográfica. Os critérios de avaliação são: Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados e Gestão da Inovação.


08 de julho
Reunião do Dep. de Padronização de Procedimentos

24 e 25 de junho
III Encontro Regional do CORI-MG

10 de junho
Reunião mensal do CORI-MG

09 de junho
Reunião do Dep. de Padronização de Procedimentos

 
 
face Contato Eventos Associe-se

EXPEDIENTE – BOLETIM ELETRÔNICO DO CORI-MG
Publicação eletrônica do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais

Diretoria
Francisco José Rezende dos Santos (presidente), Fernando Pereira do Nascimento (vice-presidente), Danilo de Assis Faria (secretário geral), Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (tesoureiro).

Conselho Fiscal
Rafael Del-Fraro Rabêlo, Humberto Gomes do Amaral, José Celso Vilela de Oliveira.

Conselho Deliberativo
Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa, Vander Zambeli Vale, Ari Álvares Pires Neto, Lilian Maria Gomes de Oliveira.

Produção editorial e gráfica
Part Comunicação

Nota de responsabilidade
O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo. As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do CORI-MG e dos editores deste informativo. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.