Boletins

Edição Nº 11

Edição Nº 11 – ANO I – Belo Horizonte, 23 de Setembro de 2015

Vem aí o I Encontro Estadual do CORI-MG

O I Encontro Estadual do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais já tem data e local definidos. Nos dias 12 e 13 de novembro, a capital do estado, Belo Horizonte, sediará o evento, que terá como tema central a “Usucapião administrativa”, no hotel San Diego Suítes Lourdes. Em breve, serão divulgadas todas as informações relativas ao Encontro, tais como programação, palestrantes, inscrições e as tarifas especiais de hospedagem.

 


Reunião mensal do CORI-MG discute questões importantes para os registradores mineiros

No início do mês, membros do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais reuniram-se, na sede em Belo Horizonte/MG, para dar continuidade aos trabalhos, que vêm sendo feito em prol dos registadores de imóveis mineiros. A reunião teve início com a apresentação do relatório gerencial de ações relativas ao mês de agosto, tais como agendas, prestação de contas e protocolos efetivados junto à CGJ-MG…

Departamento de Uniformização de Procedimentos realiza reunião

Membros do Departamento de Uniformização de Procedimentos do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais reuniram-se, na segunda semana de setembro, dia 10, para discutir acerca dos temas tratados na primeira check-list enviada aos associados. Conforme deliberado, será desmembrada e dará origem a sete exemplares da coleção “Cadernos do CORI-MG”, ou seja, uma publicação para cada um dos títulos tratados na check-list…

CORI-MG negocia confecção de selo eletrônico padronizado

Diante da adoção obrigatória do selo eletrônico pela totalidade dos Registros de Imóveis de Minas Gerais até o final de 2015 e visando atender à exigência de requisitos de segurança da etiqueta auto-adesiva, conforme parágrafo primeiro do art. nº 14 da Portaria-Conjunta nº 09/2012/TJMG/CGJ/SEF-MG, o CORI-MG informa que negociou a confecção de grande número de etiquetas padronizadas, que atendem à exigência legal, a um custo unitário de R$0,08 (oito centavos), acrescido…

Assunto: Georreferenciamento

Um imóvel rural georreferenciado e certificado na primeira norma do Incra, com 500.00.00 ha.,  foi desmembrado em duas novas glebas, agora no SIGEF, originando duas área de 250.01.50 cada. Como podemos verificar houve um pequeno acréscimo de área de 00.03.00 ha, em virtude da nova sistemática adotada pelo SIGEF.
 
Pergunta: Como deve ocorrer a cobrança da averbação desta alteração de área em razão de alteração da metodologia de georreferenciamento empregada?

Resposta

CORI-MG divulga o sexto artigo sobre critérios de avaliação do PQTA 2015

O Boletim do CORI-MG já divulgou cinco artigos referentes aos requisitos de gestão que serão avaliados no PQTA 2015. Em edições anteriores, foram publicados textos com os temas “Quebrando paradigmas”, “Estratégia”, “Gestão Operacional”, “Pessoas” e “Gestão socioambiental”. Serão, ao todo, oito artigos escritos pela administradora de empresas e diretora da Txai Desenvolvimento, Jaqueline Feltrin*. Confira, nesta edição, artigo sobre o requisito “Gestão da inovação”…


28 de setembro
Reunião do Departamento de Padronização de Procedimentos

16 de outubro
Reunião Mensal do CORI-MG

12 e 13 de novembro
I Encontro Estadual do CORI-MG

28 de agosto
Reunião com a empresa Decisão Engenharia

10 de setembro
Reunião do Departamento de Padronização de Procedimentos

11 de setembro
Reunião Mensal do CORI-MG

16 de setembro
Reunião do CORI-MG

18 de setembro
Reunião Comissão de Regularização Fundiária

 
 
face Contato Eventos Associe-se

EXPEDIENTE – BOLETIM ELETRÔNICO DO CORI-MG
Publicação eletrônica do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais

Diretoria
Francisco José Rezende dos Santos (presidente), Fernando Pereira do Nascimento (vice-presidente), Danilo de Assis Faria (secretário geral), Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (tesoureiro).

Conselho Fiscal
Rafael Del-Fraro Rabêlo, Humberto Gomes do Amaral, José Celso Vilela de Oliveira.

Conselho Deliberativo
Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa, Vander Zambeli Vale, Ari Álvares Pires Neto, Lilian Maria Gomes de Oliveira.

Produção editorial e gráfica
Part Comunicação

Nota de responsabilidade
O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo. As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do CORI-MG e dos editores deste informativo. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.