Notícias

16/09/2020

Benefícios para todos

Registro de Imóveis de Ipanema ultrapassa a marca de 1.000 matrículas abertas

O cartório de Ipanema, na região do Rio Doce, atingiu uma marca simbólica: entre 2019 e 2020, mais de 1.000 matrículas foram abertas. O trabalho alcançou quatro dos  cinco municípios da comarca sendo  858 unidades abertas por Reurb, 181 por meio de  loteamentos, 15 unidades de condomínios edilícios e 46 de condomínios de lotes , além do registro de uma área pública, que dará à Prefeitura acesso a recursos que possibilitarão investir em outros serviços voltados à melhoria das condições de vida da população.

Desde que assumiu a serventia, a oficiala Cecília Queiroz percebeu que havia grande demanda por regularização de imóveis urbanos, mas faltava apoio para que empreendedores, representantes municipais e demais profissionais envolvidos pudessem dar prosseguimento às ações – que, se implementadas, podem resultar em crescimento econômico e social.

“A formalização das propriedades traz um enorme avanço. Os imóveis, por exemplo, voltam ao cartório para outras transações. E o mercado aquecido resulta em maior arrecadação de tributos para o município e em geração de riqueza para os proprietários”, afirma Cecília, ao mesmo tempo em que observa que, mesmo com todo o esforço já realizado, há regiões que ainda apresentam grande potencial de crescimento.

Ao longo do trabalho desenvolvido, aumentou o grau de confiança e a proximidade da população para com o cartório, o que possibilitou viabilizar outros projetos. Com isso, novas áreas serão regularizadas em breve e agregarão valor aos imóveis. “A população está percebendo as vantagens do registro e se conscientizando sobre a regularização. Uma atividade que alcançaria somente os moradores de um determinado condomínio, por exemplo, traz benefícios também para a comunidade do entorno. A repercussão é coletiva”, conclui a oficiala.