Experiência da tabeliã do cartório de Protestos de Títulos de Contagem foi determinante para reconhecimento no PQTA
Reconhecimento é resultado da experiência da tabeliã e empenho dos colaboradores (Foto: Divulgação Anoreg/BR)
Com larga experiência na área extrajudicial, a tabeliã Nancy Raquel Dutra Felipetto Malta já esteve à frente de cartórios de Protesto de Títulos em Brumadinho e de Registro de Imóveis em Brumadinho e no Pará. Agora, ela aplica seus conhecimentos no Tabelionato de Protestos de Títulos de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Toda essa bagagem credenciou Nancy a participar e ser reconhecida por mais um Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), o quarto na categoria diamante.
Segundo a tabeliã, a busca por essa qualificação foi uma resposta aos anseios da sociedade, que cada vez mais exige respostas rápidas e bom atendimento. “O PQTA estimula notários e registradores a aperfeiçoarem suas práticas com o passar do tempo. É a imagem da burocracia transformada em eficiência”, afirma.
Isso tem feito com que a dedicação quase exclusiva às questões jurídicas – que até pouco tempo demandavam atenção integral por parte dos tabeliães – começasse a ser equilibrada com aspectos ligados à gestão da serventia, antes esquecida. No Tabelionato de Protestos de Títulos de Contagem, esse cuidado já rendeu boas conquistas – as filas ficaram menores, assim como o tempo de espera; os usuários passaram a dispor de um canal confidencial com a tabeliã; e todos os públicos foram inseridos em ações de desenvolvimento social e sustentável.
Nancy reforça que as medidas implantadas resultaram em ganho de tempo para o cliente, maior segurança jurídica e confiança no relacionamento entre as partes. “Hoje, somos mais efetivos e ágeis. As certidões, por exemplo, já são entregues em até uma hora”, ilustra. Tempo bem inferior ao exigido por lei, de cinco dias úteis.
A busca da excelência também está presente em outras atividades. A tabeliã conta que hoje todos os atos são conferidos antes de ser liberados – o que contribuiu para reduzir a quase zero as incorreções registradas. Além disso, para evitar deslocamentos desnecessários ao cartório, o usuário tem à disposição no site uma lista de todos os documentos necessários e um simulador de custas.
Essas melhorias não vieram todas de uma só vez. A Política de Qualidade foi implantada dois anos após Nancy assumir a serventia. Com a mudança, todos os procedimentos passaram a ser documentados e foram adotados controle estatístico das atividades executadas e protocolo para diversas situações.
A tabeliã se orgulha de trabalhar num ambiente em que os colaboradores se preocupam em atender bem. “Descontruir o preconceito que os clientes têm sobre os cartórios é muito difícil, mas um bom atendimento é capaz de alterar a impressão que a maioria tem. É algo que os notários e registradores devem buscar.”
Mas Nancy sabe que esse processo dificilmente se efetivaria se a equipe não estivesse dedicada à gestão. Para isso, ela busca fomentar a participação dos colaboradores, criar equipes de trabalho e construir um espaço colaborativo. “Os funcionários têm autonomia para desenvolver novas ações. São iniciativas que reverberam dentro e fora do cartório, inspirando práticas semelhantes em outros ambientes.”