Notícias

14/07/2015

CORI-MG divulga o segundo artigo sobre critérios de avaliação do PQTA 2015

Na edição nº 4 do Boletim do CORI-MG (16/6), foi publicado o primeiro texto referente aos requisitos de gestão que serão avaliados no PQTA 2015, que teve suas inscrições prorrogadas até o dia 10 de agosto. Serão, ao todo, oito artigos escritos pela administradora de empresas e diretora da Txai Desenvolvimento, Jaqueline Feltrin*. Confira abaixo artigo sobre o requisito ‘Estratégia’.

 

Construindo estratégicas de sucesso

 

 Toda a caminhada começa com o primeiro passo. Assim, este é o primeiro passo para entender, interpretar e agir diante dos critérios que foram disponibilizados pela ANORG/BR para o PQTA – Programa de Qualidade Total neste ano.

 

Independente de buscar o reconhecimento ou apenas o aperfeiçoamento da atividade, estas noções podem servir como uma  bússola para indicar a direção, conhecer melhor seu cartório e alinhar ações que gerem resultados para as partes interessadas.

 

Hoje vamos pensar no item A, ou seja, na estratégia dos critérios estabelecidos. Esse item leva a refletir qual a missão, visão e valores que foram definidos pela sua organização. Uma dica importante é tê-los  documentados e fazê-los conhecidos de todos colaboradores.

 

A missão é exatamente a razão de existir de seu negócio e o que move as pessoas para ação. A visão é o que almeja atingirem um futuro desejado e os valores são os princípios norteadores e inegociáveis. Para elaborá-los envolva toda a equipe, faça uma pesquisa com as pessoas e converse com seus usuários.

 

Estabelecidos estes princípios norteadores, é preciso ter um planejamento estratégico: objetivos definidos e metas claras que sejam mensuráveis, desafiadoras, viáveis, relevantes, específicas, temporais e alcançável.

 

Estas práticas servem para estreitar a distância entre o real e o ideal. Ter claro onde está, aonde quer chegar e o que fazer para seguir o caminho faz toda a diferença para o resultado positivo.

 

Além disso, a definição de indicadores deve ser fixada. Um exemplo prático de objetivo estratégico é estabelecer que o registro será entregue em um prazo médio de, no máximo, 4,5 dias até dezembro de 2015. Neste caso, o indicador será monitorado em dias.

 

Com relação aos processos e suas interações, é preciso ter claro quais são os processos principais e quais são os  de apoio. Como principal, por exemplo, pode-se citar fazer certidão e um processo de apoio o monitoramento do site (para aqueles que têm site de serviços e os pedidos podem ser on line) ou, ainda, como processo principal, fazer registro, e, com o processo de apoio, arquivo. Nesse sentido, é importante ressaltar que todos os colaboradores da organização devem ter a clareza que influenciam para realização do todo.

 

Para a consecução dos objetivos devem ser planejadas ações, alocados recursos, definidos prazos e responsabilidades. Tudo precisa passar das ideias e teorias, tornando-se ação. Os prazos a serem cumpridos e os responsáveis pela sua prática garantem o esforço pessoal de cada um, o qual sempre deve existir no início de qualquer mudança de processos ou comportamentos.

 

Importante ressaltar que o planejamento estratégico, após elaborado, deve ter uma prioridade definida para revisão e atualização.

 

Se você quer aprofundar este bloco de critérios acesse o E-book : “Conheça os passos fundamentais para você ter uma estratégia de Sucesso”.

 

http://www.txaidesenvolvimento.com.br/novo/ebooks.php?i=1

 

*Graduada em Administração de Empresas . Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em Melhoria da Qualidade. Pós-graduada em Dinâmica dos Grupos. Professional Coaching & Self Coaching. Diretora da TXAI Desenvolvimento. Contato: jaque@txaidesenvolvimento.com.br