Notícias

01/07/2015

O presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos, apresentou o tema ‘O Registro de imóveis na atualidade e a eficiência na prestação do serviço registral’

A palestra foi dividida em duas: “O Registro de Imóveis na atualidade” e “A eficiência na prestação do serviço registral”. Quanto ao primeiro tema, narrou a sua trajetória profissional como registrador de imóveis, o que lhe deu conhecimento e perspectivas diferentes quanto ao exercício da atividade, tendo participado das grandes modificações na lei e no sistema registral nas últimas quatro décadas. Falou da transição para o sistema de Registro Eletrônico, o que vai exigir dos registradores empenho pessoal, utilizando critérios de razoabilidade, em vista da necessidade de ajustar seus registros às modernas exigências, que buscam dar segurança ao sistema registral, buscando sempre viabilizar o registro.  

 

Dentro do tema “O Registro de Imóveis na Atualidade”, falou da importância da atividade notarial e registral no contexto tanto jurídico quanto administrativo e social da vida brasileira. Explicou que isso não poderia ser considerado um desafio, mas, sim, uma prova de confiança do governo na atividade. Falou ainda que, em decorrência das grandes modificações legislativas que existem na atualidade, o registrador deve ter uma postura mais proativa, e, para isso, a necessidade de atualização é constante, o que é fundamental para o exercício da atividade registral imobiliária. Finalizou dizendo que o encontro promovido pelo CORI, em Varginha, teve a finalidade de acompanhar estes momentos e os movimentos de grande transformação, e que a eficiência, alçada a princípio constitucional, deve ser perseguida com insistência, que todos devem tê-la como meta.

 

Veja a palestra