Foi promovido, no Sul do estado, em Varginha, o I Encontro Regional do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais. Nos dias 19 e 20, no Pódium Apart Hotel, 102 congressistas de 56 cidades mineiras discutiram temas de grande interesse para a classe registral imobiliária. Participaram da solenidade de abertura o presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos; os registradores de imóveis Flávio Augusto Silva de Oliveira Costa (Barbacena); Rafael Del-Fraro Rabêlo (Barbacena); Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (Tarumirim); Wellington Luiz Viana Júnior (Varginha); Humberto Gomes do Amaral (Muzambinho); José Celso Ribeiro Vilela de Oliveira (Itabira) e Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto (Brumadinho).
Oficiais de Registro de Imóveis e um convidado do Incra/MG apresentaram as palestras “O Registro de imóveis na atualidade e a eficiência na prestação do serviço registral”, “Inovações normativas (concentração, usucapião administrativa), enunciados do Código de Normas, reformulação do Código de Normas”, “Georreferenciamento, Sigef, cadastro e desmembramento rural”, “Retificação de área (minutas e emolumentos)”, “Cédulas rurais e outras cédulas”, “Estremação de imóveis rurais e urbanos: conceito, procedimento, minutas e forma de cobrança de emolumentos”, “Os segredos da produtividade. Apresentando as check-lists”, “Decisões e títulos judiciais no Registro de Imóveis”, “Organização do Cori. Propostas para reformação do Código de Normas e tabela de emolumentos e outros assuntos de interesse da classe”.
No encerramento, o presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos, declarou enorme satisfação com o I Encontro Regional. “É com grande alegria que finalizamos este evento. Contamos com mais de cem congressistas, vindos de diferentes regiões de Minas, que participaram ativamente dos debates sobre temas de extrema importância para a classe. Foi igualmente importante a integração dos colegas, o que possibilitou uma rica troca de experiência. Como sabem, a promoção dos encontros faz parte dos compromissos assumidos na criação do CORI-MG e, por isso, daremos continuidade aos trabalhos. Contamos a participação de todos nos próximos eventos”.