Processos bem estabelecidos, aliados a investimentos em treinamentos e infraestrutura, garantiram conquista do troféu na segunda participação do cartório na premiação
O 1º Registro de Imóveis de Timóteo, sob a gestão do oficial Júlio Andrade Paulo, recebeu o Troféu Ouro do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg (PQTA) em 2024. A conquista foi possível graças à adoção de um plano de ação que resultou em uma série de melhorias estruturais e organizacionais nos últimos anos.
Escrevente substituta, Mariana Lemes Cardoso Coelho, responsável pelo setor de Qualidade da serventia, conta que o processo de implementação do programa de qualidade teve início em 2022, com uma análise SWOT e o suporte de uma psicóloga, que ajudaram a identificar possibilidades de melhoria. Essas iniciativas foram fundamentais para a conquista do troféu Prata no PQTA 2023, na primeira participação do cartório na premiação.

Com base nesse aprendizado, a serventia intensificou os investimentos em modernização e valorização dos colaboradores, implementando um plano de cargos e salários, programa de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), além de benefícios flexíveis que abrangem mobilidade, alimentação, cultura, saúde e educação. Também foram adotadas ações para fortalecer o ambiente de trabalho, como celebrações de aniversariantes da semana e confraternizações. Essas melhorias foram fundamentais para a conquista do Prêmio Ouro em 2024, reafirmando o compromisso do cartório com a excelência.
No plano estrutural, investimentos modernizaram significativamente a serventia, por meio da construção de banheiros acessíveis, uma cozinha completa e uma área de descanso para os escreventes. Todas as estações de trabalho foram padronizadas e receberam equipamentos modernos e cadeiras ergonômicas, proporcionando mais eficiência e conforto aos colaboradores.
Os investimentos em capacitação também foram essenciais para o sucesso do cartório. Os colaboradores participaram de treinamentos regulares, incluindo formações ministradas pelo próprio oficial do cartório, que alinharam a equipe aos padrões de qualidade estabelecidos. A adoção de um manual de trabalho, por sua vez, ajudou a padronizar os procedimentos, assegurando uniformidade e eficiência nos serviços prestados.
Mariana destaca a rápida adaptação da equipe às mudanças e à sistematização dos processos. “Superamos os desafios que se apresentaram com treinamentos contínuos, suporte da gestão e comunicação aberta. A implementação da padronização também foi desafiadora, mas, com o uso do manual de trabalho, as sugestões dos colaboradores e o engajamento de todos, conseguimos consolidar as mudanças”, afirma.
Para o futuro, o cartório pretende continuar investindo em capacitação, inovações tecnológicas e na criação de um ambiente de trabalho cada vez mais motivador. A meta é conquistar o Prêmio Diamante do PQTA e seguir promovendo a excelência nos serviços registrais, para gerar impactos positivos tanto para os colaboradores quanto para a comunidade.