A digitalização dos serviços cartorários acelera processos, aumenta a segurança jurídica e fortalece a integração entre órgãos, consolidando a modernização dos registros de imóveis no estado.
O estado de Minas Gerais alcançou a marca de três milhões de atos de registros de imóveis realizados de forma on-line em setembro. O número reflete o avanço da digitalização dos serviços cartoriais, que tem facilitado o acesso da população aos procedimentos, reduzido o tempo para registro e aumentado a segurança jurídica a ele relacionada. Nesse sentido, a plataforma digital Registradores do Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis tem sido fundamental para modernizar o sistema ao conferir eficiência às transações imobiliárias.
Essa transformação digital também tem permitido aos cartórios promover maior integração entre os diferentes órgãos e setores relacionados aos registros imobiliários. A marca alcançada demonstra a adesão cada vez maior ao sistema digital.
Em entrevista ao Diário do Aço, Fernando Nascimento, vice-presidente do ONR e de tecnologia do CORI-MG, destacou a importância do número e o compromisso dos registradores mineiros para alcança-lo. “O número expressivo de atos on-line é um reflexo evidente do compromisso do Registro de Imóveis com a modernização e com a facilitação do acesso a serviços essenciais”, afirmou.
O portal de serviços online registrou um aumento de 16% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, e de 38% em relação a 2022, ano em que a plataforma foi lançada. Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 1.159.457 atos, frente aos 1.000.010 contabilizados no primeiro semestre de 2023.
Para ver mais números e entender como esse processo tem impactado o setor de registros no estado, acesse a reportagem completa do Diário do Aço