A desembargadora e vice-corregedora geral do TJMG, Kárin Emmerich, falará sobre como o Registro de Imóveis deve atuar diante dos casos ou suspeitas de violência contra a mulher
O CORI-MG, em parceria com o projeto Rosas para Joaquina, do Instituto do Roseiral, realizará uma palestra gratuita e on-line no dia 3 de setembro, das 8h às 9h, sobre o tema “Enfrentamento à Violência contra a Mulher nas Serventias Extrajudiciais”. A desembargadora e vice-corregedora geral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Kárin Emmerich, será a palestrante. A abertura contará com a participação da presidente do CORI-MG, Ana Cristina Maia.
O evento detalhará o Provimento nº 147/CNJ, de 4 de julho de 2023, que estabelece diretrizes para uma política permanente de enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, no âmbito das serventias extrajudiciais e das atribuições da Corregedoria Nacional de Justiça. Para participar e garantir o certificado, os interessados devem se inscrever no site EAD do CORI-MG. A iniciativa conta com o apoio do CNB/MG e da Serjus-MG.
Programa “Rosas para Joaquina”: Uma Iniciativa de Responsabilidade Social
Criado pela registradora Rosiane Rodrigues Vieira e pelo professor e advogado Eduardo Vinícius Pereira Barbosa, o Programa Rosas para Joaquina começou como uma ação do 1º Registro de Imóveis de Montes Claros (1RIMC). Dada a sua relevância, o projeto foi expandido em 2023, com a colaboração de serventias extrajudiciais, indivíduos, empresas privadas e órgãos públicos.
O programa tem como foco o combate à violência contra mulheres e seus filhos nas esferas doméstica, familiar e profissional, além de abordar a desigualdade de gênero e outras questões que levam ao desempoderamento de mulheres e meninas. A iniciativa é uma homenagem a Joaquina, jovem mãe de dois filhos, vítima de feminicídio em 1999, na cidade de Jaíba, no Norte de Minas Gerais.