Sessenta famílias foram beneficiadas pelo programa de regularização fundiária de cunho social, realizado pelo Governo de Minas e conduzido pela serventia da cidade
Depois de 15 anos de espera, na última terça-feira, 9 de março, 60 famílias de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, receberam os registros imobiliários de suas propriedades. O grupo reside no conjunto habitacional Joaquim Alves Gobira, local onde a prefeitura do município realizou uma solenidade para a entrega dos títulos, ato que confere a eles segurança jurídica e dignidade. O processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) de cunho social contou com a atuação do Registro de Imóveis de Almenara, que já atuou em mais de 4 mil processos similares na cidade. As informações são do site da Agência Minas.
O vice-governador de Minas, Professor Mateus, esteve na cerimônia e reafirmou o compromisso do Estado em impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. “Não tratamos o Vale do Jequitinhonha como assunto de assistência social. O Vale é espaço de esperança com a produção que está chegando, de perspectiva para vidas que mudarão. Viemos para cá para discutir investimentos”, afirmou.
Jeferson da Silva, oficial do Registro de Imóveis de Almenara, apresentou detalhes sobre este processo regularização e destacou o papel da serventia e dos colaboradores no processo. “Não dedicamos apenas nosso tempo, empenhamos nosso coração. Ficamos muito felizes em contribuir para esse processo. Com isso, somamos mais de 4 mil unidades já regularizadas pela equipe de nossa serventia por meio da regularização fundiária urbana de cunho social, em toda comarca.”, diz. Ele ressaltou o impacto positivo da regularização para os moradores: “É um núcleo antigo, uma demanda de dignidade à população que nele reside.”
É importante ressaltar que a regularização fundiária urbana é uma ação do Governo de Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas). As ações em Almenara fazem parte do Programa Reurb Cohab, que busca avanços na regularização fundiária urbana em empreendimentos habitacionais construídos pela companhia. Até o momento, o programa já regularizou 4.603 unidades habitacionais, em 96 municípios mineiros.