Notícias

19/02/2024

Patos de Minas avança na regularização fundiária urbana

Famílias do bairro Jardim Esperança celebram o registro de seus imóveis

A Prefeitura de Patos de Minas, cidade localizada no Triângulo Mineiro, entregou seus primeiros títulos de regularização fundiária em 2024. Em uma cerimônia realizada no dia 6 de fevereiro, 24 famílias do bairro Jardim Esperança – um dos três mais populosos da cidade, com cerca de 5 mil moradores, e criado para atender à população de baixa renda – garantiram o registro de suas propriedades. Além disso, os documentos do Chacreamento Barreiro foram entregues ao seu representante legal, permitindo aos 19 proprietários poderem registrá-lo no cartório de Imóveis.


Em reportagem publicada no portal Patos Hoje, o prefeito Luís Eduardo Falcão destacou a importância da legalização das moradias tanto para a dignidade dos moradores quanto para o desenvolvimento da região. “A cidade ganha, pois é possível haver, por exemplo, crescimento de maneira ordenada e de melhorias de infraestrutura”, diz. A moradora Leonídia Ferreira Soares, uma das beneficiadas, contou que ficou sabendo do programa há pouco mais de seis meses, por meio de vizinhos. “Fiquei surpresa com a rapidez. É uma benção agora poder dizer que a casa é da gente mesmo.”


Em entrevista ao CORI-MG, Marília de Almeida Corrêa Ramos, oficiala do 2º Registro de Imóveis de Patos de Minas e responsável pelo processo no cartório, reforçou que o principal destaque desta Reurb é o aspecto social. “A pessoa tem orgulho em dizer que tem o título do imóvel. Ela se sente importante por ter sua casa regularizada e por ter liberdade e segurança para vendê-la”, afirma. O 2º Ofício já entregou 137 títulos de propriedade no bairro e em outros próximos, evidenciando o avanço dos casos na região.