Notícias

07/12/2023

Projeto Oportunidades capacita mulheres para atuar em cartórios

Ação realizada pela Defensoria Pública em parceria com o CORI-MG está em sua terceira turma

Oportunidades para escrever novos caminhos. Assim tem sido parte da rotina de mulheres assistidas pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) matriculadas no curso de escreventes para cartórios, promovido em parceria com o Colégio Registral Imobiliários de Minas Gerais (CORI-MG).

A iniciativa é mais uma ação do Projeto Oportunidades, realizado em uma parceria das instituições. Em fevereiro deste ano, a primeira turma do projeto formou 90 mulheres em cursos de capacitação profissional, oferecidos em sete modalidades: bolos e delícias, costura, escovista iniciante, massagem relaxante, maquiagem, designer de sobrancelhas e salgados. Na oportunidade, a presidente do CORI-MG, Ana Cristina Maia, revelou em primeira mão que o Colégio promoveria um curso para que pessoas assistidas pela DPMG pudessem atuar profissionalmente nos cartórios.

Atualmente, 20 mulheres de diversas regiões do estado estão sendo capacitadas para atuar como escreventes. As aulas foram disponibilizadas de forma virtual, com 12 meses para conclusão. Segundo Elisangela Gomes Maranduba, uma das assistidas residente em Belo Horizonte, a oportunidade de fazer o curso tem sido excelente. “O material disponível é de alta qualidade, explicativo, e as videoaulas são muito proveitosas. Ser um curso on-line permite que eu adapte os estudos ao meu tempo disponível. Estou bastante satisfeita e espero concluir em breve para receber meu certificado”, disse.

Ao finalizar as aulas, a proposta é que as alunas façam parte de um banco de talentos do CORI-MG e passem a ficar disponíveis para contratação dos Registros de Imóveis mineiros. Para o diretor de Responsabilidade Social do Colégio e titular do Registro de Imóveis de Betim, Vander Zambeli, a iniciativa faz nascer a esperança na vida dessas pessoas e de suas famílias. “Ingressamos nessa corrente do bem e dela não queremos nos desgarrar. O curso de escreventes abrirá novas portas paras essas mulheres, ao mesmo que nos guiará para o apoio a outras iniciativas de igual grandeza”, afirmou.

Parceria de sucesso

Além das ações já citadas, o Projeto Oportunidades formou mais uma turma em julho de 2023. Em solenidade realizada no auditório da Instituição, 16 mulheres assistidas pela DPMG receberam o diploma de capacitação em informática.

Idealizadora do projeto, a defensora pública Juliana de Carvalho Bastone destacou a importância da parceria com o CORI-MG. “Essa iniciativa é Imprescindível! Uma parceria que deu muito certo e espero que continue, pois temos os mesmos objetivos de inclusão social de pessoas vulneráveis”, disse.