Notícias

23/11/2023

Livro reúne histórias sobre Itabira a partir de seus imóveis

Oficial da comarca compilou relatos que ligam a trajetória da serventia à dos moradores e da cidade

As ruas de Itabira não são apenas retratos na parede, como escreveu Carlos Drummond de Andrade. Elas revelam histórias em cada casa, em cada edifício, em cada praça. Para resgatar parte dessas memórias cotidianas, o titular do cartório de Registro de Imóveis da comarca, José Celso Vilela, idealizou uma homenagem a Itabira e aos itabiranos. A ideia tomou forma do livro “Toda história tem endereço”, lançado durante a 3ª edição do Festival Literário de Itabira (Flitabira), em 3 de novembro.

As pesquisas foram iniciadas em 2019, ano em que o cartório completou 150 anos. “Somos responsáveis por gerir a dinâmica imobiliária da cidade, registrando, entre outros, a venda, a construção e as garantias. Mas todo imóvel é palco de pessoas e de suas histórias. Isso é tão importante que precisava também ser um ‘livro do cartório’”, explica José Celso. Além do registrador, participaram do projeto a historiadora Marina Camisasca, o fotógrafo Leo Drumond e o escritor, roteirista e jornalista Gustavo Nolasco, que assina os textos.

Para além dos atos praticados na serventia, o desejo de José Celso em ver as histórias imortalizadas em um livro partiu da preocupação de que elas se perdessem com o tempo. Para evitar que isso ocorresse, foi aberto um chamado público pelas redes sociais para que a população itabirana contribuísse com seus relatos. Dentre os inúmeros envios, 14 foram selecionados para formarem o livro. A 15ª história seria de um projeto de regularização fundiária que, segundo o registrador, infelizmente ainda não pôde ser contada. “A Reurb em Itabira, infelizmente, ainda é um capítulo-lacuna, também no livro.”

Em uma cidade caracterizada pela mineração, José Celso diz que o trabalho realizado foi semelhante ao de um garimpo. “Encontramos várias joias. Foi muito gratificante, porque as pessoas se sentiram vistas, lembradas pelas histórias. Itabira é hoje uma cidade com mais de 130 mil habitantes, mas que, de certo modo, ainda guarda aquela circunstância de cidade pequena, onde todo mundo se conhece, é primo ou parente distante. Então, contar uma história é uma forma de homenagear a muitos”, finalizou.

O livro “Toda história tem endereço” está disponível para venda no próprio Ofício de Registro de Imóveis de Itabira ou junto à produtora Nitro Imagens. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 3831-4685 ou pelo e-mail adm@registroitabira.com.br.