Parceria da Prefeitura com o governo do Estado realiza sonho antigo dos moradores de Timóteo
Junho começou de maneira especial para os moradores do bairro Novo Tempo, em Timóteo, na região do Vale do Aço. No dia 1°, 111 famílias foram contempladas com a entrega dos títulos de propriedade de suas residências, numa cerimônia que contou com presença de autoridades locais e a participação virtual dos chefes do Executivo estadual.
A ação é uma parceria da Prefeitura de Timóteo com o governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), como parte do Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial (Minas Reurb). Ao todo, foram abertas matrículas para 165 lotes, nove ruas, três praças, dois becos e uma área de servidão. As 54 matrículas que ainda não foram entregues ficaram em nome de “proprietário não identificado” e aguardam que os respectivos moradores apresentem a documentação pessoal necessária.
Por meio de um vídeo exibido durante o evento, o governador Romeu Zema disse que gostaria de ter estado presente em Timóteo por conta da importância desse momento para as famílias contempladas com o programa de regularização fundiária. “Essa iniciativa traz dignidade e desenvolvimento, uma vez que, a partir de agora, os legítimos donos podem promover investimentos em seus imóveis sem qualquer receio”, declarou.
Para Lirian Vieira dos Santos, de 66 anos – e uma das beneficiadas pela iniciativa –, essa foi a realização de um sonho que aguardava há mais de 20 anos. “Fico com uma sensação muito boa de poder concretizar um direito que já era da gente. Sempre tive esperança de que esse dia iria chegar e ele chegou. Estou feliz e orgulhosa, pois sem o documento a gente não tinha tranquilidade.”
Participaram da cerimônia de entrega o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys; o vice-prefeito, José Cassemiro Vespasiano; secretários municipais; representantes da ARMVA e da Câmara de Vereadores; e os titulares dos cartórios de Registro de Imóveis de Timóteo e Coronel Fabriciano, Júlio Andrade Paulo e Vinícius Guimarães, respectivamente. Além disso, foram transmitidos dois vídeos com mensagens do governador Romeu Zema e vice-governador Mateus Simões.