Notícias

24/05/2022

Ação social: ex-aluno de projeto apoiado pelo CORI-MG conquista vaga na Orquestra Sinfônica Brasileira

Ainda criança, Giovanni teve seu primeiro contato com o oboé na Casa de Música de Ouro Branco

Foto: Giovanni Martins/Arquivo pessoal

Giovanni Martins, ex-aluno da Casa de Música de Ouro Branco, instituição social apoiada pelo CORI-MG, agora é um dos integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira – o mais tradicional conjunto sinfônico do país. Depois de um intenso processo seletivo, o oboísta foi escolhido para fazer parte do grupo, que tem como regente o maestro Roberto Tibiriçá.

A história de Giovanni começou aos 8 anos, quando iniciou os estudos na Casa de Música. Começou com a flauta doce, mas logo apaixonou-se pelo oboé. Ganhou seu primeiro instrumento na instituição e, enfim, pode dedicar-se à prática e ao aprendizado, acompanhado de perto pelos professores e pela família.

A coordenadora da instituição, Kênia Libanio, demostra orgulho do caminho traçado por Giovanni. “Desde pequeno, ficamos impressionados com o interesse, o talento e a dedicação apresentada por ele. Vê-lo chegar até a Orquestra Sinfônica Brasileira nos faz acreditar que todos os esforços valeram à pena. É uma grande inspiração para outras crianças e jovens”, diz.

O músico de 21 anos conta que sempre sonhou em estar em uma grande orquestra. “Quando vi a vaga aberta, comecei uma preparação forte. Tentei me livrar de todas as distrações e concentrar 100%. Foi difícil, suado e doloroso. Com o resultado, percebi que, com trabalho duro e apoio das pessoas certas, podemos realizar os sonhos que almejamos.”

Ao receber a notícia, Giovanni conta que foi tomado por um sentimento de gratidão ao projeto onde deu seus primeiros passos. “Só tive vontade de agradecer a Deus e a todas as pessoas que me ajudaram. Tenho muito carinho pela Casa de Música e, sempre que vou a Ouro Branco e participo de concertos, tenho um sentimento especial. Nunca me esqueço das primeiras aulas de flauta, e da primeira vez que a Kênia me mostrou o oboé. A instituição é uma das grandes responsáveis pelas conquistas que tenho hoje. É um lugar onde me sinto em casa!”, finaliza.

Apoie uma iniciativa

O CORI-MG apoia diversas instituições e projetos sociais, pois acreditamos no poder transformador que há em dar uma oportunidade. Graças ao apoio dos registradores de imóveis do estado, milhares de crianças, adolescentes e idosos têm suas vidas transformadas diariamente. E histórias como a de Giovanni inspiram a continuar esse caminho de solidariedade.

Nesse sentido, vale lembrar que a campanha de destinação de recursos na declaração do Imposto de Renda 2021 segue aberta. Os registradores de imóveis podem contribuir com projetos indicados pelos colegas, em um cardápio produzido e acompanhado pelo CORI-MG. Os cartórios possuem uma função social e cabe a cada um exercê-la como se deve. Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo.