Notícias

29/09/2021

[Boas práticas] Dinamismo é palavra-chave no RI de Pouso Alegre

Ações desenvolvidas pelo cartório fortalecem o relacionamento com as partes interessadas, os negócios imobiliários e a entrega de soluções aos clientes

Você já parou para pensar sobre qual é o propósito do seu trabalho? Para a equipe do Registro de Imóveis de Pouso Alegre, a resposta é muito clara: ajudar os cidadãos a resolver as demandas. Isso significa estar aberto para escutar o que eles necessitam e procurar soluções que funcionem para todos os lados. Por isso, o cartório está em constante movimento para implementar práticas e desenvolver medidas que tornem a atividade registral de fácil acesso a quem estiver à procura dos serviços.

No ano passado, por exemplo, a serventia criou o subsetor de orçamento para facilitar a jornada do cliente. Agora, o interessado envia o documento que pretende registrar e a equipe faz uma avaliação simplificada dos arquivos, informando o valor estimado das custas. Caso haja documentos pendentes, o cliente também é informado para que providencie o restante.

O oficial substituto do cartório, Fabiano Lanini, conta que a iniciativa gerou economia de tempo e deu mais agilidade para o registro do título – uma vez que, se o título não estivesse apto na primeira apresentação, todas as etapas de análise deveriam ser executadas novamente quando ele retornasse. “Para que a documentação seja apresentada de forma correta e completa desde o início, os clientes contam com essa orientação preliminar. Também temos listas de documentos e vídeos explicativos no site para que eles consultem antes de solicitar os serviços”, explica.

Além de preparar o orçamento, o setor também gera um boleto com o valor estimado para ser enviado ao cliente. Com o comprovante de pagamento da guia em mãos, o usuário apresenta os documentos solicitados no orçamento à serventia para realizar o protocolo. “Isso gerou uma diminuição significativa nas notas de exigência. Na maioria dos casos são apresentados todos os documentos solicitados no orçamento, evitando o reingresso do título.”

Essa inovação foi idealizada durante outra ação do cartório: as reuniões periódicas com corretores imobiliários. Elas ocorrem de três a quatro vezes por ano para que as partes possam alinhar entendimentos, esclarecer dúvidas comuns e coletar ideias de melhoria para os procedimentos da serventia e para a atividade dos corretores. “Essas conversas contribuem para fortalecer o mercado imobiliário da região. O alinhamento constante permite que eles orientem melhor seus clientes, organizem a documentação dos imóveis que intermedeiam a negociação e agilizem o trâmite de regularização e registro dos títulos”, diz Fabiano.

Registro de Imóveis em Ação

Esses são apenas alguns exemplos que, além de contribuir para a redução de prazos e garantir mais segurança para os atos desenvolvidos, ajudam as serventias a terem uma atuação mais próxima à população e a outros agentes econômicos. Se seu cartório também tem boas práticas para compartilhar, escreva para gente pelo e-mail comunicacao@corimg.org.