Notícias

09/09/2021

Emprego apoiado

RI de Araxá atua para pessoas PCD terem acesso a oportunidades de trabalho

No final de agosto, o Registro de Imóveis de Araxá, no Alto Paranaíba, deu boas-vindas à mais recente colaboradora da serventia. Barbara Evelym dos Reis Silva, de 20 anos, tem síndrome de Down e chegou para apoiar o cartório no atendimento aos usuários. A contratação faz parte do compromisso assumido em introduzir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, possibilitando a socialização e o ganho de autonomia e responsabilidade.

Oferecer esse tipo de oportunidade era um desejo antigo que acompanhava a substituta do cartório, Vitória Carvalho. Ela atua há mais de 10 anos em parceria com a Apae do município para que o público atendido tenha opções de crescimento para além das disponibilizadas pela instituição. Parte desse esforço está concentrado em abrir espaços para que pessoas com deficiência possam ser empregadas pelas organizações.  Nesse sentindo, a serventia trabalha para firmar uma parceria com foco na qualificação desse público.

A substituta diz que é necessário agir na capacitação do grupo, entretanto, os contratantes precisam estar dispostos a se adaptarem. “Percebemos que não há muita disponibilidade das empresas em fazer adequações, mas é preciso trabalhar essa conscientização e compreender que isso faz parte do processo inicial”, afirma Vitória.

Esse é o momento que o cartório está experimentando. A substituta explica que, com o suporte dos colaboradores e respeitando as particularidades da nova funcionária, os ajustes diários são feitos para manter o fluxo de trabalho e não frustrar as expectativas da colaboradora. “Estamos auxiliando na qualificação da Bárbara enquanto a equipe também ganha aprendizados diários com esse convívio”, ressalta.