Conquista é resultado das ações realizadas pelo 1º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros e pela Prefeitura do município
Faltando poucas horas para a chegada de 2021, os moradores do bairro José Brant, no município de Glaucilândia, a cerca de 30 km de Montes Claros, receberam um presente para celebrar a virada do ano em grande estilo: o registro de seus imóveis. Graças ao parcelamento do solo realizado, 305 lotes foram criados e 135 títulos protocolados por meio da legitimação fundiária na categoria social.
O resultado é fruto da atuação conjunta entre o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros e a administração pública municipal. Rosiane Vieira, titular da serventia, conta que esse alinhamento com os representantes foi essencial para viabilizar os procedimentos. “Além das reuniões, fizemos alguns treinamentos para explicar as fases e o que seria necessário em cada uma das etapas do processo”, explica. Na segunda fase, Prefeitura e cartório se reunirão para definir quais instrumentos deverão ser utilizados.
Além disso, manter um canal aberto de comunicação com os moradores também é um cuidado constante do cartório. Para Rosiane, é fundamental que os ocupantes compreendam o significado do documento recebido e que a serventia mantenha as portas abertas para outros esclarecimentos que o grupo poderá solicitar.
Isso faz parte da responsabilidade social dos registradores, que devem atuar como orientadores em todo o processo. “Os oficiais contribuem para reduzir as dificuldades enfrentadas pelos municípios. Cabe ao poder público realizar o procedimento e os cartórios precisam auxiliá-los para que as cidades e os moradores alcancem novas possibilidades de crescimento”, conclui.