Notícias

15/12/2020

Januária registra mais um procedimento de Reurb

Colaboração entre profissionais garante mais um processo bem-sucedido

Em conjunto com agentes da administração pública e de instituições privadas, os cartórios mineiros seguem comprometidos em viabilizar atos da regularização fundiária. A mais recente ação foi concluída pelo Registro de Imóveis de Januária, que regularizou 23 unidades de um loteamento já registrado pela serventia. Isso trará maior valorização para as propriedades e os moradores poderão ter acesso facilitado a crédito e a outras transações imobiliárias.

Para Adryano Maciel de Souza, escrevente substituto, o andamento desses trabalhos só é possível a partir de um alinhamento das informações entre os cartórios e os demais agentes envolvidos, evitando-se a emissão de notas devolutivas. “Além do interesse dos municípios, as serventias devem estar disponíveis e se reunir com os gestores. A Reurb gera crescimento para as cidades e, principalmente, amplia as possibilidades para quem tem o imóvel registrado. É um procedimento que deve ser incentivado”, afirma.

Adryano participou recentemente do treinamento Reurb na Prática, capacitação virtual oferecida pelo CORI-MG a profissionais envolvidos na promoção das atividades de regularização. Aluno pela segunda vez, ele ressalta que o curso contribuiu para a correta execução dos procedimentos e tirou as dúvidas sobre as etapas necessárias.

A expectativa é de que a serventia receba, já nos próximos meses, outros pedidos de regularização levantados pela empresa Cidade Legal, que trabalha em parceria com a Prefeitura. “Além da sede da comarca, outros munícipios têm procurado informações sobre o tema. Esperamos que isso se converta em novas ações de Reurb”, finaliza.