Novos procedimentos alinham rotinas internas e garantem práticas mais eficientes aos usuários
O mês de setembro trouxe importantes conquistas para o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte. A serventia foi certificada na norma ISO 37001:2017, que regulamenta a implantação do Sistema de Gestão Antissuborno, e recomendada com 100% de conformidade no cumprimento dos requisitos da norma ISO 19600:2014, que dispõe sobre as diretrizes de compliance.
O reconhecimento é resultado de um trabalho iniciado há meses e exigiu dedicação e comprometimento da equipe em várias etapas. Além de um curso de intepretação das normas, ministrado para a liderança, os demais colaboradores também foram orientados sobre como realizar os procedimentos na prática.
A coordenadora do Comitê de Qualidade do 1RIBH, Marlei Cristiane Ramos Moura, explica que uma série de documentos, formulários e práticas precisaram ser alterados para se adequarem às normas. “Fizemos a análise e a avaliação dos resultados e de ações de controle, identificamos os riscos e estabelecemos novas medidas para eliminar ou mitigar resultados indesejados. Contudo, são questões que sempre serão verificadas. Em um processo de melhoria contínua, a aplicação dessa metodologia será constante”, afirma.
A adoção desses sistemas traz um enorme ganho de eficiência para o 1RIBH, além de novos aprendizados para a equipe. E essas melhorias refletem as mudanças pelas quais as organizações estão passando atualmente. “As empresas estão aderindo a programas que fortalecem sua imagem perante a sociedade, principalmente no que diz respeito à integridade, à reputação e à capacidade de manter uma cultura interna pautada em valores essenciais para o negócio. É uma mudança que independe do porte da empresa”, destaca Marlei.
Para além do reconhecimento, a certificação trouxe novas experiências para o grupo – o que contribui no processo de melhoria contínua. “A certificação indica que estamos no caminho certo, mas não podemos parar. Demos início a um novo ciclo, que envolve um novo olhar para o planejamento e para a busca de resultados”, diz.
As mudanças nos procedimentos reforçam ainda mais a atenção no momento de execução das atividades. Marlei afirma que a prática dos atos demanda conhecimento sobre os riscos e as ações de controle. “A prestação dos nossos serviços envolve os sonhos dos clientes e, por isso, requer um cuidado ainda maior no repasse de informações, na análise dos documentos e na qualificação dos títulos. Precisamos garantir a segurança, e ela só será possível se forem observados e cumpridos os requisitos legais, suas normas e regulamentações”, conclui.